Imagens do livro L’ÉTAT DE PARÁ; publicação de 1897

Detalhe da planta de Belém para visualização de logradouros mais ao centro.

Colaboração: Clóvis (Jr) e Ronaldo Moraes Rêgo.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Belém, Fotografia, Fotografia antiga e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas para Imagens do livro L’ÉTAT DE PARÁ; publicação de 1897

  1. Na foto da praça D. Pedro II aparece no canto direito um equipamento público semelhante a um poço, que sumiu bem antes dos clippers. Creio que fosse uma espécie de bica para a população colher água. Essa mesma benfeitoria aparece no Largo de Santana.

  2. Risoleta disse:

    Nas fotos de rua, poucas mulheres.

  3. DeLima disse:

    Sobre o comentário do Fragmentos de Belém:
    o equipamento é, em verdade, um mictório público, assim como aquele existente no Largo de Sant’Anna. Provavelmente foi feito pela McFarlane and Company, como muitas peças de ferro trazidas para Belém. Este tipo de equipamento era muito comum nas grandes cidades como Paris e Berlim, inclusive tenho uma fotografia de um bonde onde um destes mictórios aparece. Comprometo-me a enviar umas fotos destes mictórios para o Haroldo postar no blog.

Deixe uma resposta