Hospital Domingos Freire ‒ fora dos limites do Barros Barreto

vvvvv
Vista suposta a partir dos fundos ‒ sentido Leste/Oeste ‒ do terreno do Hospital Domingos Freire demarcado (de modo aproximado) a partir das informações de sua escritura; hoje, o HDF estaria dentro da área do Conjunto Residencial Governador Alacid Nunes, pertinentemente sobre a Alameda C e casas adjacentes, mais próximo à Alameda dos Arcanjos que à Intendente Magalhães; ou seja: do lado de fora do muro do Hospital Universitário João de Barros Barreto.
Na fotografia da Alameda C o motociclista passa sobre a superfície do desaparecido Hospital Domingos Freire, em sua ala Sul.

vvvv

Ajustes de proporção, pela superposição da imagem aerofotográfica  que mostra os dois edifícios entre as décadas de 1950 e 60, para melhor localização do HDF dentro do Residencial  Alacid Nunes.

Jpeg

Jpeg

Placa de inauguração (foto atual) do Conjunto Residencial Governador Alacid Nunes: 12 de agosto de 1968 e fotografia da localização do marco, à rua dos Mundurucus, constante de O PARÁ na administração de Alacid Nunes 1966-1971.

corel142

O mesmo lugar onde está a placa em imagem do Google Street View.


Postscriptvm: sobre a entrada do HDF:

xvbzHDF hoje2

Imagens (ampliáveis) que mostram a demarcação ‒ vista pela entrada, ou na linha de frente do terreno ‒ dos pilares desenhados, do muro (original?), do gradil e do portão com a inscrição Hospital Domingos Freire, situado à Barão de Mamoré, com ângulo ao prolongamento (hoje imaginário) da Pariquis.
Há de se confirmar, in loco, se o dimensionamento, pelas características construtivas, bate com os 88m da escritura.

Postagem com colaboração informativa dos professores José Maria de Castro Abreu Júnior e Cybelle Salvador Miranda .

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, História, Pesquisa e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Hospital Domingos Freire ‒ fora dos limites do Barros Barreto

  1. Jonas Costa disse:

    Caraca meu, essas casas da Alameda C devem ser mal assombradas.
    Deve ter alma penada de pacientes do Hospital Domingos Freire passeando pelo conjunto toda noite, por isso ele é aberto, bandido lá não se cria.
    E é um lugar bonito, deve ser bom de morar.

Deixe uma resposta