Quem foram os autores de dois desses escudos?

 

Os documentos enviados pela diretora da Biblioteca Central, Maria das Graças Pena, não manifestam que o Escudo descrito nos Anexos II e II-2, impresso na revista Anais Científicos, de notória autoria de Alcyr Meira, seja o mesmo que o Blog da FAU mantém como imagem-link  ao Portal da UFPA.
A bibliotecária Maria Hilda Gondim fará levantamento em documentos antigos para verificar se essa imagem fora oficialmente utilizada pela UFPA e em que período, anterior ou posterior ao mandato de José da Silveira Neto.
Há ainda a possibilidade dessa estampa ter sido encomendada no Rio de Janeiro ou São Paulo no primeiro reitorado da UFPA, exercido por Mário Braga Henriques; ou, em caso peculiar, uma variação da proposta apresentada pelo próprio Alcyr não adaptada às “características” instituídas em 1969 — como a inclusão do FEDERAL  em sua pública criação. 
O site oficial do grupo de pesquisa Mineração e Desenvolvimento Sustentável, ligado ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, usa símbolo de aparência aproximada ao aqui postado e discutido; do mesmo modo que os pesquisadores referenciam o inexistente, perde absoluto sentido o “distintivo retrô” de Daniel Campbell, galgado no vazio histórico, em 2000. 
A UFPA adotou Escudo com águia distinta da original registrada nos Anais Científicos e descrita como Guianense no Anexo II da Resolução 17/69; é visível que a nova ave de rapina, copiada de brasões estatais reformulados na Internet, não define espécie e autor. 
Somente Alcyr Bores de Souza Meira encerrará este assunto.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Administração e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta