Maÿr Sampaio Fortuna — o autor do Brasão Original da UFPA


Maÿr Sampaio Fortuna, identificado pelas evidências de nossa pesquisa como o autor do Brasão Original da U(F)PA, nasceu em São Luiz do Maranhão em 19 de fevereiro de 1904; filho de Teófilo de Almeida Fortuna e Albertina Sampaio Fortuna, ingressou na Primeira Comissão Demarcadora de Limites – PCDL – em 04 de maio de 1938 como desenhista (Auxiliar Técnico Primeira Classe) e aposentou-se em 1º de junho de 1966.
Ainda não possuímos a data de seu falecimento.
As duas fotografias acima foram digitalizadas e janeladas a partir de um álbum da PCDL onde se reconheceu Maÿr por sua foto, em xerox, da ficha funcional.


O Brasão Original da U(F)PA em detalhe de fotografia feita no dia 31 de janeiro de 1959 no Theatro da Paz (quando a UFPA, mesmo federalizada, era nominada Universidade do Pará) e o signo criado em 1977 para a logomarca da FADESP, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa.


Algumas imagens do conjunto de ilustrações (há muito mais) feitas por Maÿr Sampaio Fortuna às expedições da Primeira Comissão Demarcadora de Limite (PCDL), instituição federal vinculada ao Ministério das Relações Exteriores/ITAMARATY.


Representações gráficas de signo e tipologia feitas  por Maÿr Sampaio Fortuna à logomarca da PCDL; a logo foi reprogramada recentemente, perdendo o quadrado que estruturava a sigla, mas jamais saiu de uso.
A imagem apontada pela seta é a atual, aqui reproduzida a partir de um banner.

É aguardado para setembro próximo o lançamento de um álbum de fotografias comemorativo dos 80 anos de existência da Primeira Comissão Demarcadora de Limites.
Existe farto registro das entradas na floresta amazônica: fotos de tribos indígenas e silvícolas, mapas, ilustrações da flora e fauna, relatórios, etc.
Maÿr executou os “Roteiros de Penetração” em painéis que levam sua assinatura; essas composições, nunca restauradas, sobrevivem razoavelmente às nossas adversidades climáticas.
Apesar de montada, a exposição não está aberta ao público, aguarda o laçamento do material impresso.
As reproduções das fotografias do álbum, bem como o tratamento técnico destas, serão de autoria de Patrick Pardini, pesquisador do Museu da Universidade Federal do Pará e colaborador da investigação que descobriu o autor do Brasão Original da U(F)PA.
Observamos que as fotos aqui postadas, ampliáveis, não são do Patrick; daí a baixa qualidade de foco e resolução.
O Blog da FAU agradece a inestimável colaboração do Chefe da Primeira Comissão Demarcadora de Limites, Dauberson Monteiro da Silva; e de Ivete Botelho, bibliotecária da PCDL.
Sem a ajuda de ambos seria impossível tornar público o universo pictórico de Maÿr.

Este trabalho é uma atividade do LAMEMO.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Maÿr Sampaio Fortuna — o autor do Brasão Original da UFPA

  1. José Maria disse:

    Parabéns Haroldo, se você não resgatasse isso, a coisa se perderia para sempre!

  2. José Júlio Lima disse:

    Haroldo, tua iniciativa de pesquisa é muito interessante e relevante para a trajetória da imagem como registro e como construção de uma identidade a partir da relação entre teu sujeito (Maÿr) e a região.
    Os clientes de Maÿr são muito representativos para o processo de desenvolvimento da região.
    De tão longa data as expedições ao interior da Amazônia foram parte disso tudo.
    Não ficou no tempo, me parece que foram revisitadas e tornadas marcas de outras iniciativas, como é a própria Universidade, além é claro da Comissão Demarcadora.
    Como marcas que ficam.
    Continua e vai fundo, há com certeza uma dissertação de mestrado com papers a serem publicados em periódicos, aliás, do blog já dá para montar um trabalho e submeter.
    Precisamos disso no curso, produção acadêmica.
    JJ

  3. Maÿr Sampaio Fortuna Neto disse:

    Desejo fazer constar aqui que Maÿr Sampaio Fortuna Neto e seus descendentes – Yara Dias Fortuna, Thais Dias Fortuna, Julien Perricault Fortuna, Martin Perricault Fortuna, Nicholas Perricault Fortuna, Guillaume Perricault Fortuna e Murilo Cunha Fortuna – expressam eterna gratidão ao Sr. Haroldo Baleixe pelo exaustivo trabalho realizado na recuperação da memória de seu avô Maÿr Sampaio Fortuna.

  4. Francisco de Assis disse:

    Grande Baleixe, meu “velho” mestre, parabéns pelo trabalho.
    Tenho acompanhado essa pesquisa, mas juro que eu pensei que não chegasse ao fim.
    Muito boa a produção do Maÿr Fortuna, pelas fotos se vê a presença da velha “unidade e variedade” que discutíamos lá pelo início da década de 1990.
    Mas e a tua produção plástica?
    Grande abraço,
    Chico.

  5. Parabéns a todos os envolvidos na pesquisa.
    E que maravilha: os descendentes do Maÿr aqui podem dar maiores informações biográficas!!!
    Haroldo, como sempre, surpreendendo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s