FAU 50 ANOS − a escolha de signo à marca comemorativa

FAU 50 ANOS - CORELExemplo de selo/carimbo com estampas feitas por calouros de 2014.

A postagem “Qual o dia do aniversário da FAU?“, datada de 25 de março de 2011, não responde documentalmente sua própria indagação.
A incerteza até hoje permanece como uma amnésia pós-traumática, afinal, amarga-se a possibilidade da coincidência com o cinquentenário do Golpe Militar que estabeleceu a Ditadura de 21 anos no Brasil.
Pelo calendário de 1964 a 13ª semana daquele ano tem sua segunda-feira em 30 de março e a sexta em 3 de abril; uma possibilidade ao início das primeiras aulas da Escola de Arquitetura da ainda Universidade do Pará, já que não foram encontrados papéis que comprovem a datação oficial.
Em janeiro deste ano a professora Ana Cláudia Duarte Cardoso sugeriu à direção e ao grupo do LAFORA que buscassem um selo comemorativo, à semelhança do que aconteceu nos 40 anos do curso quando o professor Jaime Bibas criou um carimbo para os CORREIOS.
Bibas ainda ensaiou alguns esboços utilizando imagens fotográficas tratadas do Chalé de Ferro − primeira sede da Escola de Arquitetura localizado na avenida Almirante Barroso recentemente devolvido à FAU −, mas não se sentiu à vontade com a situação que tiraria de cena a efetiva participação do alunado que naquele período encontrava-se em férias regulares.
Com o retorno das atividades acadêmicas de 2014 o LAFORA decidiu fazer das turmas dos calouros as concatenadoras/integradoras da tarefa estabelecendo nas aulas iniciais oficinas de instrumentalização técnica e estética para tal.
No momento atual os estudantes de ingresso em 2014 já produzem simbologias com qualidade suficiente para compor a marca comemorativa, do mesmo modo que são capazes que compreender possíveis cooperações dos veteranos que queiram se envolver na missão.
Acima temos dois exemplos disso: trabalhos de alunos de Representação e Expressão I apresentados em positivo e negativo; um da turma da manhã, outro da tarde.
O exercício consiste na representação da forma do Chalé tanto em sua totalidade quanto em peculiaridades que o identifiquem de pronto; a leitura da marca obedecerá critérios técnicos que permitam reduções e a sua apresentação será em alto-contraste (preto e branco).
Os professores do LAFORA farão a seleção prévia − sem limite máximo de participações* − na quinta-feira vindoura, abrindo-se uma enquete no Blog da FAU na sexta-feira, dia 4 de abril, para que os internautas possam participar da escolha.
O nome do autor − ou dos autores no caso da colaboração de veteranos − só será conhecido após o resultado da votação.
A marca ficará em destaque no canto superior direito do BF por todo o ano de 2014, bem como será utilizada em documentos e impressos da Faculdade.
Há esperanças de se conseguir um prêmio ao vencedor; caso isto ocorra, faremos aqui a divulgação da prenda.

*O mínimo será a escolha de duas proposições à enquete, sem limite máximo; contudo, com seleção voltada à qualidade do resultado, tanto da ideia, quando de sua execução gráfica.

dd2

Calendário de 1964: aulas depois da Semana Santa? Então… parabéns por hoje?

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Artes Gráficas, Artes Plásticas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s