Categorias
Arquitetura e Urbanismo História Política

1964 − Um golpe contra o Brasil; por Alípio Freire

corel808

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Artes Gráficas Artes Plásticas

FAU 50 ANOS − a escolha de signo à marca comemorativa

FAU 50 ANOS - CORELExemplo de selo/carimbo com estampas feitas por calouros de 2014.

A postagem “Qual o dia do aniversário da FAU?“, datada de 25 de março de 2011, não responde documentalmente sua própria indagação.
A incerteza até hoje permanece como uma amnésia pós-traumática, afinal, amarga-se a possibilidade da coincidência com o cinquentenário do Golpe Militar que estabeleceu a Ditadura de 21 anos no Brasil.
Pelo calendário de 1964 a 13ª semana daquele ano tem sua segunda-feira em 30 de março e a sexta em 3 de abril; uma possibilidade ao início das primeiras aulas da Escola de Arquitetura da ainda Universidade do Pará, já que não foram encontrados papéis que comprovem a datação oficial.
Em janeiro deste ano a professora Ana Cláudia Duarte Cardoso sugeriu à direção e ao grupo do LAFORA que buscassem um selo comemorativo, à semelhança do que aconteceu nos 40 anos do curso quando o professor Jaime Bibas criou um carimbo para os CORREIOS.
Bibas ainda ensaiou alguns esboços utilizando imagens fotográficas tratadas do Chalé de Ferro − primeira sede da Escola de Arquitetura localizado na avenida Almirante Barroso recentemente devolvido à FAU −, mas não se sentiu à vontade com a situação que tiraria de cena a efetiva participação do alunado que naquele período encontrava-se em férias regulares.
Com o retorno das atividades acadêmicas de 2014 o LAFORA decidiu fazer das turmas dos calouros as concatenadoras/integradoras da tarefa estabelecendo nas aulas iniciais oficinas de instrumentalização técnica e estética para tal.
No momento atual os estudantes de ingresso em 2014 já produzem simbologias com qualidade suficiente para compor a marca comemorativa, do mesmo modo que são capazes que compreender possíveis cooperações dos veteranos que queiram se envolver na missão.
Acima temos dois exemplos disso: trabalhos de alunos de Representação e Expressão I apresentados em positivo e negativo; um da turma da manhã, outro da tarde.
O exercício consiste na representação da forma do Chalé tanto em sua totalidade quanto em peculiaridades que o identifiquem de pronto; a leitura da marca obedecerá critérios técnicos que permitam reduções e a sua apresentação será em alto-contraste (preto e branco).
Os professores do LAFORA farão a seleção prévia − sem limite máximo de participações* − na quinta-feira vindoura, abrindo-se uma enquete no Blog da FAU na sexta-feira, dia 4 de abril, para que os internautas possam participar da escolha.
O nome do autor − ou dos autores no caso da colaboração de veteranos − só será conhecido após o resultado da votação.
A marca ficará em destaque no canto superior direito do BF por todo o ano de 2014, bem como será utilizada em documentos e impressos da Faculdade.
Há esperanças de se conseguir um prêmio ao vencedor; caso isto ocorra, faremos aqui a divulgação da prenda.

*O mínimo será a escolha de duas proposições à enquete, sem limite máximo; contudo, com seleção voltada à qualidade do resultado, tanto da ideia, quando de sua execução gráfica.

dd2

Calendário de 1964: aulas depois da Semana Santa? Então… parabéns por hoje?

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Ecologia Reprodução de artigos

Matapi ecológico; por Regiane Araújo da Silva

corel806Imagem-link à matéria com vídeo.

 

Mais em Projeto do Matapi Ecológico é destaque em feira científica na Espanha.

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Palestras

Terça-feira, dia 1º, às 10h, no auditório Daniel Campbell da FAU

urban icon

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Filmes Política

Jango (1984); por Silvio Tendler

corel806

Imagem-link.

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Divulgação Política

Divulgação/convite à FAU

corel805
Imagem-link.

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Artes Gráficas Artes Plásticas

Calouros 2014 ilustram o cabeçalho do BF (2)

Mais 15 estampas elaboradas pelos calouros 2014 com referência (in loco) no Chalé de Ferro:

PC2014

 

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Artes Plásticas

Divugação/convite à FAU

1799129_1479033228983064_529311670_o corel800

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Cidades Mapas

Planta da Cidade de Belém 1899

PLANTA DA CIDADE DE BELÉM - MDCCCXCIX - AMAZONIA - ARTHUR CACCAVONI
JPEG ampliável para suficiente leitura dos nomes dos logradouros públicos na época. Planta da Cidade de Belém 1899 (em PDF do BF).

Fonte: MDCCCXCIX AMAZONIA; por Arthur Caccavoni.


Nina Original baixa resolução

Original que, por ora, não possuímos em alta definição

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Artes Plásticas Desenho Educação Teses

ARQUITEXTURA DOS AFECTOS; por Jorge Eiró

corel795

Ver este documento no Scribd

ARQUITEXTURA DOS AFECTOS – ESCRILEITURAS SOBRE DESENHOS DE ARTISTAS-PROFESSORES; por Jorge Eiró (PDF do BF)

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Artes Plásticas Educação

Jorge Eiró, o urubu doutor

corel793Professores Eduardo Aníbal Pellejero, Josenilda Maria Maués da Silva (orientadora), Silvia Nogueira Chaves e Paulo Sérgio de Almeida Corrêa membros da banca examinadora da tese; professores Jorge Eiró e Jaime Bibas.

Ontem pela manhã o professor Jorge Eiró obteve o conceito excelente na defesa de sua tese de doutoramento no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA.
As arguições de Eiró sobre ARQUITEXTURA DOS AFECTOS – ESCRILEITURAS SOBRE DESENHOS DE ARTISTAS-PROFESSORES ocorreram na Sala de Defesa do PPGED do Instituto de Ciências da Educação (ICED).
Na finalização do encontro acadêmico o professor Jaime Bibas deu depoimentos relacionados à universalidade da linguagem do desenho, sua fala conquistou aplausos de todos: plateia e mesa.
Bibas não esqueceu de frisar que Eiró é o primeiro urubu doutor do LAFORA Laboratório da Forma na Razão e na Alucinação que, de certo modo, guarda algumas semelhanças filosóficas com o DIFERE,  o Grupo de Pesquisa Diferença e Educação liderado por Jose Maués donde Jorge é um dos 13 membros.

Infelizmente, por um problema técnico na recepção dos arquivos enviados pelo professor Jorge Eiró no dia 17 de março passado, o Blog da FAU deixou de publicar, para divulgação, tanto a defesa da tese quanto a palestra do professor argentino Eduardo Aníbal Pellejero intitulada A ARTE DE VER E A FILOSOFIA DAS IMAGENS, ocorrida hoje pela manhã.
Como redenção e registro histórico publicar-se-á os dois cartazetes na sequência:

CONVITE DEFESA DE TESE - JORGE EIRÓ

CARTAZ PALESTRA PELLEJERO

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Desenho Design

Calouros 2014 ilustram o cabeçalho do BF

À semelhança do que ocorreu no ano passado (ver Calouros 2013 ilustram o cabeçalho do BF) postaremos abaixo 14 estampas, executadas pelos novos alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, que integrarão o cabeçalho dinâmico deste Blog.
A seleção não obedeceu a critérios rígidos, mas ao resultado das fotografias de alguns trabalhos que começaram a responder ao exercício de transmutar o Chalé de Ferro em signo simples e significativo que poderá ou não integrar a marca comemorativa dos 5o anos do Curso.
Ei-las:

 Conjunto calouros 2013
Chalé de Ferro em alto-contraste executado em técnica de colagem pelos calouros 2014.

Observação: o exercício permanece em processo com a experimentação de técnicas que possibilitem o contraste entre o branco e o preto pleno; possivelmente novas soluções serão registradas e inseridas no BF como cabeçalhos, aguardem.
Atualmente nos aproximamos de setecentos cabeçalhos distintos e exclusivos, ou seja: em 48 carregamentos de página uma dessas imagens poderá aparecer na tela do computador; por isto a publicação da panorâmica do depósito imagético.

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Fotografia antiga

Cinema OLIMPIA provavelmente na primeira metade dos anos 1940

CO

Filme a ser exibido no “sábado”: SUCEDEU NO CARNAVAL.

Louisiana Purchase (Sucedeu no Carnaval (título no Brasil) ou Todas Eram Belas (título em Portugal)) é um filme estadunidense de 1941, do gênero comédia musical, dirigido por Irving Cummings e estrelado por Bob Hope e Vera Zorina. Baseado na peça de Irving Berlin e Morrie Ryskind que ficou treze meses em cartaz na Broadway, o filme satiriza a escandalosa cena política daquele estado norteamericano, que estava nas manchetes da época.
A abertura mostra um coro feminino cantando, provavelmente pela primeira e última vez na história do cinema, uma letra que diz que os personagens são fictícios. Outra cena de impacto é aquela em que Hope, para provar sua inocência, passa horas no Congresso lendo livros enormes, até desmaiar.
O filme recebeu duas indicações para o Oscar, nas categorias de Melhor Fotografia (em cores) e Melhor Direção de Arte/Decoração de Interiores (em cores). (Wikipédia)

Fotografia circulante no Facebook enviada pelo professor Marcellino Moreno.

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Trânsito

Perimetral será interditada logo mais, às 7 horas, por 45 dias

APC
“A partir desta terça-feira, 18, o trecho da avenida Perimetral entre a avenida Cipriano Santos e a travessa Mauriti, estará fechado em virtude do início das obras do Governo do Estado para duplicação da via. A interdição que provocará desvios no trânsito de veículos está prevista para começar às 7h.” (PMB)
A rota apontada pela Prefeitura é: “Quem trafega pela Perimetral sentido UFPA – João Paulo II deverá fazer o desvio na avenida Cipriano Santos e seguir pela travessa Francisco Monteiro, João Paulo II, travessa Mauriti até acessar novamente a Perimetral para seguir a destino. O mesmo vale para quem trafega no sentido oposto. “.
Há outras possibilidades para fugir do engarrafamento e chegar na UFPA, contudo, o péssimo estado dessas vias opcionais junto à ausência de policiamento e ordem no trânsito as tornam impraticáveis; como é o caso do trajeto pela avenida Celso Malcher, que dá acesso perpendicular à rua São Domingos, daí ao inferno (tanto à direita, quanto à esquerda):

CMSD2

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Documentários

“Belém, 1944”; por Plano Geológico (Canal do Youtube)

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Filmes

Bukowski: Born into This; por John Dullaghan

Título: Bukowski: Born into This (Original)
Ano produção: 2003
Direção: John Dullaghan
Estreia: 2003 (Brasil)
Duração: 120 minutos
Gênero: Biografia/Documentário
Países de Origem: Estados Unidos da América

“Bukowski: Born Into This é o último e mais abrangente documentário sobre a vida do escritor e poeta Charles Bukowski (1920-1994). Nele os fãs irão descobrir o Bukowski que eles sempre imaginaram, e entender como ele realmente foi. O filme traça a sua vida extraordinária, desde abuso infantil, seguindo através décadas de pobreza e alcoolismo, numerosos postos de trabalho, relações turbulentas, empregado nos correios por 14 anos e seu eventual reconhecimento internacional como poeta, romancista e ícone cult do movimento underground.
O diretor John Dullaghan passou sete anos pesquisando e filmando Bukowski: Born Into This, realizando dezenas de entrevistas com parentes, vizinhos, amigos de infancia, colegas de trabalho nos correios, namoradas e outros poetas, bem como amigos ilustres como Bono, Sean Penn, Harry Dean Stanton, Barbet Schroeder e Taylor Hackford.” (filmow)

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Fotografia recente

Em Belém do Pará, pode tudo! (11)

????

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Opinião

Depois de Belém, só o além

DBAAvenida Perimetral 13:35h de hoje: um ônibus atola (e/ou prega) em plena curva defronte ao PCT Guamá.
Além de uma duplicação tumultuada da Perimetral, sem nenhuma indicação de rotas alternativas seguras ou mediadores do tráfego, toda sorte de desmandos por ali ocorrem.
É exatamente a velha máxima: “todos os caminhos à Universidade são tortuosos”, levada ao pé da letra.
Pagamos pesadíssimos impostos a Governo nenhum.

Opinião assinada: Haroldo Baleixe.

____________
Postscriptvum:

Curiosidade: o nome da dita-cuja, em cruz-credo, é Perimetral DA CIÊNCIA.

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Artes Plásticas

Das Páginas Amarelas da VEJA

Veja01Veja02Veja03
Material enviado por Lucinha Chaves, proprietária da ELF GALERIA.

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Fotografia antiga

Reconhecimento das fotos tiradas por Pendleton em 1949 (7)

corel780corel779

Largo São João, hoje VARA DE EXECUÇÃO DE PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS do TJPA.

Reconhecimento: geólogo Igor Pacheco, do Fragmentos de Belém.