“Um resumo da nossa vida social de 25 annos” ― 1891-1916

O recorte 01 abaixo, retirado do jornal Estado do Pará de 28 de maio de 1916, é uma matéria assinada por Zed (?), sobre o Sport-Club, então “decrepita sociedade” prestes a “morrer”.
Ao que se lê, o Sport-Club simbolizava a trajetória da vida social de Belém desde a última década do século XIX aos primeiros 16 anos do XX.
De início, em 1890, com a fusão do Club de Esgrima a “certo grupo amorpho que jogava bola, pocker e bilhar, num estabelecimento pertencente ao velho Julião (no arraial de Nazaré)”, chamou-se Club Internacional, instalando-se “num predio de vastas saccadas, situado nas imediações do Theatro Moderno”; “sempre progredindo, mudou-se posteriormente para o predio onde funcionava o Universal*, á Praça da Republica”.
Funda-se o Sport-Club, mas como “todos os sócios d’um, também do outro”, encampa-se a este o acervo acumulado do Internacional, instalando-se em Nazaré em “casa incomparavelmente mais adequada”.
“O Sport-Club ainda engoliu, mais tarde, com todo o seu mobiliário, a velha sociedade dansante ― Assembléia Paraense”. O “velha” está relacionado às poucas opções sociais destinadas às senhoras: “nas partidas das sociedades dançantes, geralmente constituidas por socios pagantes que, mediante a miseria de 5$000 mensaes, compravam o direito de meia duzia de salamaleques de trinta em trinta dias”; isto antes do surgimento dos clubs.
Não se percebe, no texto de maio de 1916, nenhuma relação da Assembléia Paraense (“sociedade dansante”), com o  club Assembléia Paraense que, no recorte 02 retirado do mesmo jornal em data posterior (05/10/1916), avisa “aos srs. socios”  da nova sede (houve anterior) “á praça da Republica n. 15” onde a sociedade seria instalada em 08 de outubro, domingo do Círio de Nazaré.
Verificar na postagem Mutações do signo AP ― 100 anos do clube Assembléia Paraense que a 4ª sede social ― estampada como própria por clichê ―, inaugurada em 31 de dezembro de 1929, situava-se n’outra numeração da mesma praça: “34”.

Zed2
O Calendário Perpétuo confirma o Círio de 1916 no segundo domingo de outubro, dia 08:

980
Infelizmente, por ora, não conseguimos imagens dos prédios aqui citados; contudo, poderão surgir como resultado de investigações futuras.

Colaboração: Regina Vitória da Fonseca.


Postscriptvm:

FMCP 2 023

Segunda sede social da Assembléia Paraense no Carnaval de 1919: Praça da República nº15 ― o Calendário Perpétuo dá o 04 de março como terça-feira gorda.

O livro “Assembléia Paraense: memórias 1915-1992, p. 70”, de Mário Dias Teixeira, diz:
“A segunda sede social da AP esteve na casa nº 15, na Praça da República, local onde funcionou  o Clube do Remo, antes da Tuna Luso Comercial, hoje Brasileira. Esse imóvel foi arrendado por cinco (5) anos, […]. A firma que realizou as obras, […] entregou-as em outubro de 1916, sendo a nova sede inaugurada em 31 de dezembro desse mesmo ano […].”

A fotografia acima não consta do livro de Teixeira, ela nos foi enviada por José Maria de Castro Abreu Júnior em novembro de 2009.

Fonte: Blog HB.


Postscriptvm²:
*Universal, seria o Club Universal que entre 1904-1905 ocupou, comprovadamente, a mesma casa da Praça da República nº15:

qw

Pelo levantamento desta publicação a edificação da fotografia de 1919, à Praça da República nº15, hospedou os clubs Internacional, Universal, Remo, Tuna Luso Comercial e Assembléia Paraense.


Postscriptvm³ (30/03/2015):

AP A SEMANA Nº50 08-03-1919
Página da revista A SEMANA nº50 de 03 de maço de 1919 enviada pela bibliotecária Elisangela Silva da Costa do Projeto Memorial do Livro Moronguetá – PROINTER/UFPA.

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Belém, História, Reprodução de artigos e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s