Categorias
Divulgação

Divulgação/convite à FAU

corel888
Regulamento do Concurso Santander Universidades 2015.

Categorias
Divulgação

Gang do Eletro em mais uma novela da Globo

O grupo de tecnobrega Gang do Eletro participará da trilha sonora da novela Regra do Jogo com estreia na próxima segunda-feira, dia 31, às 21 horas.
Galera da Laje, outra música da banda, pôde ser ouvida em Malhação; agora é Só No Charminho:

20819905582_aa852e2e55_k

HB, editor do BF, e Keila Gentil, a bela vocalista da Gang.

Referência: DiárioOnLine.

Categorias
Divulgação

Divulgação/convite à FAU

convite exposicao delirios sonhos desejos


Elf Galeria convida para a abertura da exposição DELÍRIOS · SONHOS · DESEJOS,
primeira individual do artista visual Diego Barata, que receberemos em nossa casa dia 29 de agosto, próximo sábado, das 10 às 14h.
A mostra conta com três séries de xilogravuras: “O Delírio triunfante”, inspirada nas cenas criadas por Bruegel, o Velho, e Hieronymus Bosch; “Cenas de um Sonho”, representados por pequenos pardais e “Easy to Use”, com matrizes menores, quase como tipos móveis, que registram um curto manual de instruções.
Aberta a visitação até o dia 30 de setembro de 2015, de segunda a sexta-feira, das 14 às 19h, e aos sábados, das 10 às 14h.

Categorias
Divulgação

Divulgação/convite à FAU

asder

Categorias
História

Confirmado: no dia 22 de abril de 1964 instalou-se o curso de arquitetura na UP

Arq 1965
A notícia acima, enviada pelo colaborador Aristóteles Guilliod de Miranda, corrobora com a publicação No dia 22 de abril passado a FAU completou 50 anos; portanto, com a confirmação das comemorações do 1º e 2º ano da instalação do curso na ainda Universidade do Pará, não há como contestar a data do Descobrimento do Brasil como marco à arquitetura na Instituição.

Categorias
Divulgação

corel883

Categorias
Artes Plásticas

Divulgação/convite à FAU

A Casas das Artes é ao lado da Basílica — antigo IAP:

cbnvm

Categorias
História

Divulgação/convite à FAU

fgdyu

Facebook: Aldrin Moura de Figueiredo.

Categorias
Artes Plásticas

Divulgação/convite à FAU

unnamed (1)

Categorias
História da Arquitetura

A fotografia invertida da maquete da Cidade Universitária (UFPA) publicada em 1966

Na postagem anterior, bem como em outra ocasião, publicamos a fotografia de uma maquete do Núcleo Pioneiro da UFPA veiculada em 1966 no impresso de ideologia favorável à Ditadura Militar intitulado Amazônia é Brasil – Comemoração do primeiro centenário da abertura dos portos da amazônia. Vitória Régia Editora, Brasília. Organizador Aldebaro Klautau:

ufpa-maquete (1)

Na comparação desta com uma fotografia da virada dos anos 1960/70, que mostra a situação real da construção do Núcleo Pioneiro da Cidade Universitária (UFPA), vê-se que a fotografia da Amazônia é Brasil está invertida (espelhada), apontando, em correção, à seguinte lógica perceptiva:

YYY

Abaixo os argumentos a essa hipótese, mesmo que na maquete se tenha o vazio de dois blocos na segunda fileira e a ausência do quadrante executado para estacionamento:

ZZZ

1: descontinuidade nas coberturas dos dois últimos blocos; 2: os quatro blocos frontais construídos mostrando parte de uma praça com estacionamento; e, 3: o quadrante próximo ao rio Guamá com estacionamento, onde se erigiu, mas não há na maquete, o Bloco A, que hospedou o curso de Arquitetura no início da década de 1970.
Observar que o Bloco A é o mais próximo à rodagem e de franca vista ao rio tal qual o é o Ateliê de Arquitetura e Urbanismo (coincidência?).

Categorias
História

1964 — Plano Piloto da Universidade do Pará* (U. P.)

ufpa-maqueteFoto da maquete do Núcleo Pioneiro da UFPA (1966)

000001

As primeiras construções do Núcleo Pioneiro na virada das décadas de 1960/70; ao fundo, por trás da caixa d’água, o remanescente prédio onde se instalou a prefeitura da Cidade Universitária

manena-01-p-b

Núcleo Pioneiro da UFPA (1972)

corel877

Ortofoto aérea de 1955 — registro pretérito à escolha da área à Cidade Universitária

XXX

Superposição, imprecisa pela insuficiência de dados à comparação, do traçado atual de vias e da demarcação do terreno da antiga COPALA — além da foz do Tucunduba, usou-se como referência o telhado da Prefeitura do Campus do Guamá: dita, mas sem comprovação do BF, a única edificação remanescente do terreno original:

PCUG A prefeitura da Cidade Universitária, prédio remanescente da atividade exercida no terreno original; em seu comando, o engenheiro civil e professor da UFPA, Luiz Gonzaga Baganha, ex-diretor, nomeado em 1966, do Departamento de Águas e Esgotos no governo de Alacid Nunes.

Província 08-10-1964 p6

Plano Piloto UFPA

Colaboração: Aristóteles Gulliod de Miranda e José Maria de Castro Abreu Júnior.


*Em 20 de agosto de 1965 a Universidade do Pará em acordo com a Lei nº4.759  passou a se chamar Universidade Federal do Pará.


Postscriptvm (13/ago/2015):
A fotografia invertida da maquete da Cidade Universitária (UFPA) publicada em 1966

YYY

Esta seria a imagem real, invertida (rebatida, espelhada…) na publicação citada no topo deste post

Categorias
Divulgação

Divulgação/convite à FAU

zxc2

Categorias
Divulgação

Divulgação/convite à FAU

zxc

Categorias
Divulgação

Divulgação/convite à FAU

corel871 corel872