A arquitetura de Theodoro Braga em pré-moldado regional de 1908

o-malho-rj-2

Fotografia do Pavilhão da Fábrica de Cerveja Paraense erigido na Exposição Nacional do Rio de Janeiro de 1908 publicada na revista O Malho (RJ) de 05SET1908 – a imagem tem link à pagina onde se lê apenas Th. Braga.

Dois jornais da época dão ao entendimento que o projeto arquitetônico do Pavilhão da Fábrica de Cerveja Paraense fora concebido em Belém, enviado ao Rio de Janeiro para determinação de sua localização na Exposição Nacional de 1908 e depois, pronto (supostamente montado e desmontado), transportado à capital da República por vapor; O Malho arremata a informação dizendo que o edifício esteve “sob projecto e direcção do pintor paraense”.
É elementar que Theodoro Braga tenha pensado um pavilhão pré-fabricado com madeiras típicas da região amazônica (acapú, pau amarelo…) aos componentes do desenho que espelha seu pensamento nacionalista sobre artes decorativas aplicadas:

tb-pub

tfres

Fonte do Álbum de 1908: UFPA 2.0.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Artes Plásticas, Fotografia antiga, História, Memória e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para A arquitetura de Theodoro Braga em pré-moldado regional de 1908

  1. Rachel Miranda disse:

    Que novidade nos traz o passado. Não consta na biografia de Th. Braga que ele projetasse e construísse. A casa Marajoara era projeto e execução dele?

    • Pedro Vitor Iwo De La Costa disse:

      Olá, tudo bem? O projeto da edificação do Retiro Marajoara ficou a cargo do arquiteto Eduardo Kneese de Mello. A ornamentação e os objetos que decoravam a casa, entretanto, foram projetados por Theodoro Braga junto de Maria Hirsch. Quanto à execução desses mesmos ornamentos, não saberia dizer quem foram os responsavéis.

Deixe uma resposta