Bolonha trouxe os três chalés de ferro belgas para Belém no século XIX

A assertiva do título é de Amassi Palmeira, autora de Francisco Bolonha o Arquiteto da Amazônia, publicado em 1993 ao 11º ENCO — Encontro Nacional da Construção — realizado em Belém do Pará entre 16 e 19 de maio de 1993:

Ampliável à leitura

De acordo com O Chalé de Ferro da FAU-UFPA pertenceu ao cônsul da Alemanha e Holanda: Gustav Grüner — que traz o anúncio da venda do chalé nº3 em 1893, possivelmente a primeira publicidade dada a esse tipo de edificação em Belém do Pará — o engenheiro Francisco Bolonha teria 20 anos de idade no momento em que tais chalets pré-fabricados por aqui aportaram.
A publicação original e completa foi um presente da escritora, em 2004, ao colaborador do Blog da FAU Aristóteles Gulliod de Miranda.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, História, Memória, Patrimônio e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Bolonha trouxe os três chalés de ferro belgas para Belém no século XIX

  1. Raquel Ferreira disse:

    ola! saberia informar onde consigo o livro de Amassi?

Deixe uma resposta