CLIPPER Nº2; por José Maria Coelho Bassalo

Modelado e animado em tablet, no aplicativo Formit

“… o senhor prefeito de Belém, resolveu auctorizar a construção de outro (Clipper N°02), no boulevard Castilhos França, na junção da referida via pública com a avenida 15 de Agosto… (hoje Presidente Vargas)” e “… A construção, que terá um vão de 12 metros de cumprimento por 5 de largo, coberto por uma lage de cimento armado, é accrescida por uma pestana de 2 metros, também em cimento armado, sobre a rua, de maneira a permitir aos passageiros tomar qualquer vehiculo, bonde ou omnibus, sem molhar-se. A referida lage, servirá de ‘terasse’, de onde, em dias de festas, as autoridades e convidados, poderão assistir ao desfile de tropas, cortejos, etc…”.

Fonte: Folha do Norte 17FEV1939.


sder877

Localização no Google Earth


O professor José Maria Coelho Bassalo concluiu, a partir de novas informações imagéticas, a reconstituição virtual do Clipper Nº2 — Jô Bassalo é um efetivo colaborador deste Laboratório Virtual desde seu surgimento em 2010 ainda como piloto do atual site.
A nova estampa, elucidadora da forma como uma peça de quebra-cabeças, fora publicada na revista paraense A Semana de 11NOV1939 e nos foi obsequiada pelo leitor Ricardo José Condurú, contumaz comentarista do BF/LV que complementa publicações com interferências documentadas — exemplo da função extensiva (participativa) desta página de Internet.

Clichê de A Semana de novembro de 1939 — a mais recente peça do quebra-cabeças formal


O trabalho do professor Bassalo foi pautado em investigações realizadas pelo Laboratório Virtual FAU/ITEC/UFPA:

CLIPPER Nº2 — 15 de Agosto com Boulevard Castilhos França

CLIPPER Nº2 — percepção da totalidade do equipamento

Clipper Nº2 — Vida Doméstica de NOV1939

Certamente novas imagens ajudariam na descoberta de pormenores, em especial o material que compõe a cobertura posterior do Clipper n°2, aparentemente em liga metálica.

Gif: Jucá Costa.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Artes Gráficas, História, Memória e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para CLIPPER Nº2; por José Maria Coelho Bassalo

  1. Excelente trabalho amigo Bassalo!
    Abraços,
    Antonio C L Soares
    Tonhão

  2. lobosoares disse:

    Excelente trabalho amigo Bassalo!
    Abraços,
    Antonio C L Soares
    Tonhão

Deixe uma resposta