Categorias
Arquitetura e Urbanismo Memória

Publicações de 32/33 anos no Estado do Pará

Coluna Cleodon Gondin de 18/19 de janeiro de 1987 — jornal Diário do Pará


cvbcby

Coluna Lana de 03 de outubro de 1985 — jornal Diário do Pará

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Artes Gráficas História Memória

O Super Clipper Brasil; por José Maria Coelho Bassalo

O Super Clipper Brasil virtualizado pelo professor Bassalo

A partir das investigações do Laboratório Virtual FAU/ITEC o professor José Maria Coelho Bassalo efetuou a construção gráfica do Super Clipper Brasil demolido em 1965/66(?) localizado no Largo de Nazaré (ou Praça Justo Chermont) — com frente à Avenida Nazaré entre Generalíssimo e Vila Leopoldina.
O Supper Clipper Brasil — inaugurado em 04 de outubro de 1949, dez anos depois do Clipper n°01 que deu início a esses equipamentos urbanos de tipologia Streamline Moderne estadunidense no Ver-o-peso como abrigos aos passageiros dos bondes/ônibus fornecedores de serviços — possuía no térreo: “… café expresso, bombonieres, e serviço de gelados. Uma moderna e ampla sorveteria foi aí instalada, aparelhada higienicamente em condições também de fazer a distribuição de sorvetes populares.”; no pavimento superior:  “… o bar e restaurante, em cujos serviços seus proprietários prometem a maior perfeição e rapidez. Trecho desse piso foi coberto especialmente, de acordo com a planta, enquanto o outro, ao ar livre, tem as suas artísticas mesinhas cobertas por coloridos guarda-sóis…” (A Província do pará 05OUT1949).
O Streamline Moderne na arquitetura; apesar de estilo internacional pelas bases científicas preconizadas à solução de problemas da produção industrial no mundo pós Queda da Bolsa de Nova York em 1929 — daí dita Arquitetura da Máquina; nasceu e proliferou nos Estados Unidos como símbolo de modernidade e desenvolvimento: sinônimo de futuro coletivo idealizado no desenho animado The Jetsons no início dos anos 1960 já na variante Googie (o exagero do Streamline).
Essa influência do Streamline Moderne estadunidense na arquitetura Belenense parece ter relação com a rota dos hidroaviões da NYRBA/PanAir na America do Sul de 1929 até o início da Segunda Guerra: Belém era hidroporto e oficina de manutenção de aeronaves na Port of Pará — vejam que O Clipper nº1 foi calcado no hidroplano Fairchild 91 — Baby Clipper.
A facilitação da mobilidade por via aérea entre Belém e a América do Norte certamente espelhou culturas e consumos do exportador industrializado que se queria imitar.
Por esta ótica outras construções, além de clippers e postos de combustíveis, em Belém poderiam ser enquadradas no Streamline Moderne como os edifícios Costa Leite e o Uirapuru de Judah Levi; não seriam excluídas obras de Camilo Porto de Oliveira como a casa de Belisário Dias e a sede campestre do clube Assembléia Paraense (ambas de meados da década de 1950 com arcos que lembram o McDonald’s californiano de 1953 projetado pelo arquiteto Stanley Clark Meston) — dentre outros planos assinados por engenheiros e arquitetos do período que se estende ao final dos anos 1960 quando as primeiras turmas do Curso de Arquitetura da UFPA entram no mercado de trabalho.

Diferenças gerais entre o Deco e o Streamline Moderne.

Virtualização do Super Clipper Brasil: Jô Bassalo.
GIF da virtualização: Jucá Costa.


A Folha do Norte de 01JAN1939 mostra uma série de ante-projetos para equipamentos públicos a serem erigidos na administração de Abelardo Condurú com variedade de estilos.


Outras obras do Streamline Moderne na arquitetura de Belém virtualizadas pelo professor José Maria Coelho Bassalo:
Clipper n°01, no Ver-o-peso; Clipper n°2, no Bulevar Castilhos França/15 de Agosto e Posto Pará, no Ver-o-peso.

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Divulgação

Divulgação/convite à FAU

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Divulgação

Divulgação

Resumo do tema:
O palestrante falará sobre a história do projeto Mola contando como uma ideia que surgiu em sala de aula na Universidade se tornou a maior campanha de financiamento coletivo do Brasil, hoje está presente em mais de 70 países e foi adotado por Universidades como o MIT.
Além de falar do produto de forma simples e objetiva, serão abordadas também questões sobre o empreendedorismo por trás da criação, desenvolvimento, financiamento e comercialização do Kit Estrutural Mola.
Palestrante: Márcio Sequeira de Oliveira Arquiteto e Urbanista formado pela FAU-UFPA, Mestre em Engenharia Civil – Construções em Aço – pela UFOP c
riador e fundador do MOLA, vencedor do Prêmio Brasil Criativo 2014 (categoria Design) e 1º lugar no Prêmio Design Museu da Casa Brasileira 2017.
Local da palestra: Auditório do Projeto Newton.
Local da oficina: Sala 8 da FAU-UFPA.
Link para a inscrições:
Palestra: https://forms.gle/dA1ok6GmnTLNcfSL6

Oficina: https://forms.gle/hhhSdmrkX7GyvL1F7

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Divulgação

Debatamos, no próximo dia 14, o “Future-se”

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Divulgação

Divulgação

Categorias
Administração Divulgação Fotografia

Divulgação/convite à FAU

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Divulgação Memória

Divulgação/convite à FAU

Amanhã (06/8/2019) será a defesa da Dissertação de Mestrado de Anne Carolina Silva, orientada por mim no PPGAU UFPA, intitulada “Identidade Cultural Nortista nas obras de Jorge Derenji”.
O Professor Jorge Derenji chegou a Belém em 1963 para trabalhar como professor e fundar o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará, cuja primeira turma iniciou em 1964.
Mestre de muitos arquitetos, foi o primeiro superintendente da regional Norte do IPHAN e o primeiro arquiteto restaurador da Amazônia.
Muitos de nós somos frutos do trabalho de Jorge Derenji cuja importância para a arquitetura, a cultura amazônica e os inúmeros arquitetos que ele formou na UFPA, é imensurável.
Quer saber um pouco mais sobre a obra deste mestre tão querido, venha ao Museu da UFPA na terça, 06/08, às 9h30. (Professora Thais Sanjad)

Categorias
Artes Plásticas Divulgação

Divulgação/convite à FAU

Categorias
Arquitetura e Urbanismo Artes Plásticas Divulgação

Divulgação/convite à FAU


Mostra montada:

Elieni Tenório, Jorge Eiró, Iza Girard, Emanuel Franco, Geraldo Teixeira

Rosana Teixeira, Jorge Teixeira, Bob Menezes, Fernando Leitão Jr., Valério Silveira

Ana Nascimento, Nádia Borborema, Wisfredo Gama, Natasha Bitar

Nina Matos, Almir Trindade, Zoca, Ronaldo Moraes Rêgo, Haroldo Baleixe

Luana Seguin, Cristina Carvalho


Marinaldo Santos


Catálogo da mostra ARTEPHOTOCLUBE AP no Circular 2019.