À intensidade de Milton Monte; por Ana Cláudia Duarte Cardoso

Acho que o professor Milton Monte foi um representante muito marcante do seu tempo, vi nele todas as rotas que marcaram nossa profissão desde que convivo com ela; destaco a face experimental, a busca da inovação por releitura do tradicional, assim como a relação com o tipo de mercado de trabalho que existia na cidade. E em meio a tudo isso, também as frustrações…
Ele enfrentou dificuldades que já não enfrentamos, em compensação os desafios ficaram mais explícitos nesses tempos de aquecimento global, e globalização de economia e atitudes. Naquela época em que fomos seus alunos, ele nos mostrou possibilidades de investigação, e mais tarde, alertou com sua própria trajetória para a necessidade de sistematização do conhecimento empirico; que era importante para os jovens buscar a pós-graduação. Certamente algumas coisas que fizemos, não teríamos feito se não tivéssemos convivido com ele. Assim cada um de nós, que viveu aquela época da discussão do telhado quebra-sol, da discussão do projeto para a casa amazônica, processou esse exemplo de um modo próprio, e cá estamos… com a responsabilidade de refletir e construir uma identidade para a escola que herdamos dos arquitetos engenheiros, como o mestre Monte, que com sua valentia, materiais e soluções, ampliava os horizontes de nossa imaginação, ao mesmo tempo em que nos ligava ao debate sobre a Amazônia.
Presto minha homenagem à intensidade com que nos conduziu, e registro minha gratidão pelo entusiasmo que ele plantou em nós.
Que ele esteja sereno e em paz!

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Falecimento e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para À intensidade de Milton Monte; por Ana Cláudia Duarte Cardoso

  1. A M Pereira disse:

    Bela homenagem …

Deixe uma resposta