À intensidade de Milton Monte; por Ana Cláudia Duarte Cardoso

Acho que o professor Milton Monte foi um representante muito marcante do seu tempo, vi nele todas as rotas que marcaram nossa profissão desde que convivo com ela; destaco a face experimental, a busca da inovação por releitura do tradicional, assim como a relação com o tipo de mercado de trabalho que existia na cidade. E em meio a tudo isso, também as frustrações…
Ele enfrentou dificuldades que já não enfrentamos, em compensação os desafios ficaram mais explícitos nesses tempos de aquecimento global, e globalização de economia e atitudes. Naquela época em que fomos seus alunos, ele nos mostrou possibilidades de investigação, e mais tarde, alertou com sua própria trajetória para a necessidade de sistematização do conhecimento empirico; que era importante para os jovens buscar a pós-graduação. Certamente algumas coisas que fizemos, não teríamos feito se não tivéssemos convivido com ele. Assim cada um de nós, que viveu aquela época da discussão do telhado quebra-sol, da discussão do projeto para a casa amazônica, processou esse exemplo de um modo próprio, e cá estamos… com a responsabilidade de refletir e construir uma identidade para a escola que herdamos dos arquitetos engenheiros, como o mestre Monte, que com sua valentia, materiais e soluções, ampliava os horizontes de nossa imaginação, ao mesmo tempo em que nos ligava ao debate sobre a Amazônia.
Presto minha homenagem à intensidade com que nos conduziu, e registro minha gratidão pelo entusiasmo que ele plantou em nós.
Que ele esteja sereno e em paz!

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Falecimento e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para À intensidade de Milton Monte; por Ana Cláudia Duarte Cardoso

  1. A M Pereira disse:

    Bela homenagem …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s