O Reservatório Paes de Carvalho; por José Maria Coelho Bassalo

Inspirado no TCC de Marina Ramos o professor José Maria Coelho Bassalo utilizou o programa Formit para desenvolver um Croqui Virtual — ou seja: um modelo gráfico para estudos e análises da forma da Caixa d’Água de Belém do Pará também nominada Reservatório Paes de Carvalho.

As imagens e textos de domínio público que subsidiaram a criação, por ora, são insuficientes à elucidação de questões que suscitam dúvidas; tais quais: a escada central seria estruturada por pilar único? O lance do chão à plataforma seria helicoidal? O torreão dá indicativos, mas não plena certeza.
Não está claro, pelo que se tem em mãos,  o uso de ambientes na base da estrutura metálica ainda que cobertos; por isso suas representações em espaços não vedados verticalmente.
Na realidade a virtualização do Reservatório prezou pela lógica e simplificação de seu arcabouço — pré-moldado —, abrindo veredas à participação dos internautas.
As investigações permanecem ao refinamento da verossimilidade de uma obra de desaparecimento sexagenário no cenário da Cidade.

As animações estão sendo refeitas à substituição.
Aguardem.

Sobre Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Belém, História, Memória e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para O Reservatório Paes de Carvalho; por José Maria Coelho Bassalo

  1. flavionassar disse:

    Égua, vcs são foda.

  2. Jose Carlos Cardoso Filho disse:

    Estrutura metálica impressionante e única. Lamentavelmente virou sucata devido ao elevado grau de miopia dos nossos dirigentes.
    Parabéns à Arq. Mariana Ramos e ao seu orientador Prof. José Maria Bassalo pelo excelente trabalho.
    Prof. Jose Carlos FEQ – ITEC

Deixe uma resposta