Booth Line e ACP − prédios atribuídos ao arquiteto alemão Albert Oswald Massler

BL05

 Postais de Belém entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970 − a edificação foi demolida em data por ora indefinida.

“O edifício sede da ‘Booth Line’, empresa de navegação de capital inglês que operava na Amazônia desde 1888, é inaugurado em 1940 (11). É um projeto do arquiteto alemão Oswald Massler, um dos profissionais estrangeiros que estavam em atividade na cidade. As particularidades observadas neste edifício, construído em estrutura de concreto armado, nos mostram sua axialidade compositiva, embora menos classicizante que as simetrias das monumentais colunas da fachada do edifício da ‘Associação Comercial’, projeto dos anos trinta, também atribuído a este arquiteto. Se externamente o edifício da ‘Booth Line’ expressava a robustez e a claridade do déco, internamente conjugava a sobriedade com os revestimentos de madeira nos detalhes das paredes, escadas e parquetes do chão, não se sabe se por opção regional ou por interesses de economia, embora parte dos móveis em madeiras nobres e vime tenha sido importado da fábrica Waring & Gillow da Inglaterra. As duas construções deste arquiteto mostram a ausência de uma orientação clara, que oscilava ainda entre o passado e o futuro, dilema comum na maioria das obras na cidade neste período.”

Fonte do texto: Arquitetura, modernização e política entre 1930 e 1945 na cidade de Belém; por Celma Chaves de Souza Pont Vidal.

Postscriptvm:

ACP 1949

Associação Comercial do Pará em 1949 (imagem-link).

vb

Booth Line e Associação Comercial do Pará − provavelmente entre as décadas de 1950 e 1960.

BL

O prédio da Booth Line.

123

Vista da 15 de Agosto pelo prédio da Port of Pará: a esquerda os terrenos onde seriam construídos a Booth Line e o edifício Importadora.
As datações das duas fotografias são imprecisas.


Postscriptvm (12/12/2015):

À ratificação do comentário de Fernando Vidal:

IMG_20151212_083242112

Fonte do carimbo: HB.

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Fotografia antiga, Reprodução de artigos e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Booth Line e ACP − prédios atribuídos ao arquiteto alemão Albert Oswald Massler

  1. euler santos arruda disse:

    Bela pesquisa, Celma.
    Parabéns,
    Euler.

  2. Fernando vidal disse:

    Oswald Massler, morou na Vila Julieta, na Serzedelo Correa, a lateral de sua casa ficava separada por um muro do quintal da minha. Eu, na época subia em uma goiabeira para conversar como meus amigos , seus filhos Hilberto e Roberto, este último meu colega de curso primário, tendo depois e formado em Engenharia Civil na EEUFPA em 1967. Seu escritório fiava em uma enorme sala em sua casa. Pranchetas, instrumentos de desenho alemães que hoje seriam relíquias. Pouco com ele convivi, mas era pessoa rígida mas de fino trato, notável arquiteto, adorava ler. Foi injustamente acusado de ser nazista por alguns imbecis de plantão e isto desgastou muito. Era casado com Dona Hilda, de seus filhos há anos não sei deles. Espero que estejam bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s