
Haroldo Baleixe [HB] haroldobaleixe@gmail.com e Jaime Bibas [JB] jaimebibas.46@gmail.com, em ordem alfabética e de posicionamento na imagem, são professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e editores do Blog da FAU.
Foto de 04 de maio de 2013 na ELF Galeria de Arte, exposição de Pinturas de Ronaldo Moraes Rêgo.
Acesse HI-ATO13: exposição coletiva de tais docentes também na ELF.
Observamos que todo e qualquer texto ou fotografia atuais não assinados ou não referenciados são de autoria de Haroldo Baleixe – coordenador do projeto Blog da FAU/Laboratório Virtual: ação pública integradora de ensino, pesquisa e extensão criada em maio de 2010 obtentora do prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária 2012 da UFPA.
Institucional: Portaria Nº0325 2022 ITEC-UFPA.
O professor Jaime de Oliveira Bibas foi aposentado pela portaria nº2814/2016 publicada no Diário Oficial da União nº124, seção 2, página 37, do dia 30 de junho de 2016.
Bibas passou à condição de editor vitalício do Blog da FAU.
15SET2019: Adeus a Jaime Bibas
18OUT2021:

Desde ontem o Laboratório Virtual da FAU-ITEC-UFPA passou a ter um conselho editorial composto por professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e membros a ela externos perceptivos do serviço de extensão prestado pelo Projeto.
O Laboratório Virtual, nascido do piloto Blog da FAU, chegou a onze anos de atividades ininterruptas e foi premiado em 2012 como a Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA.
O Conselho Editorial foi composto por colaboradores antigos do Laboratório Virtual que agora são autores independentes: possuem espaço próprio às publicações garantindo a diversidade dessas com responsabilidade.
São editores e autores do Laboratório Virtual da FAU-ITEC-UFPA: Aristoteles Guilliod de Miranda, Fernando Luiz Tavares Marques, Flávio Augusto Sidrim Nassar, Haroldo Baleixe da Costa, Igor Pacheco, José Maria Coelho Bassalo e Márcio Santos Barata.
É isso!
Bibão e Haroldo “mostram suas caras”, afinal estamos nas mãos de dois grandes editores: “nosso blog merece!”.
Isto daria até inveja ao vovô João.
Um abraço aos dois que não são Chacrinha, mas: “Velhos Guerreiros”.
Ronaldo.
Vovô João; grande vovô João.
A fotógrafa é a professora Josenilda Maria Maués da Silva do Instituto de Ciências da Educação da UFPA?
Exatamente; só registramos que a fotografia foi substituída, no dia 27 de abril de 2012, por outra, de Luna Bibas.
Quanta honra ter essa dobradinha ou melhor essa DOBRADONA: JB e HB em nosso Blog.
Representa um grande salto para nossa expectativa de uma grande faculdade.
Estamos também colaborando com o Jornal O Porão (www.jornaloporão.com) e nos colocamos à disposição para somarmos.
Abraços, bravos colegas!
Stelio Santa Rosa
Estou idoso pela comprovação da aposentadoria do professor Jaime de Oliveira Bibas aos 70 anos de idade.
Homenagem justíssima colocá-lo como “vitalício” deste profícuo site revelador de fatos curiosos para uma nova leitura histórica da nossa Belém do Pará.
À Coordenação Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo dessa Universidade Federal do Pará.
Me chamo Sandro Destro Lima, sou ex-aluno e ex-integrante da Banda Marcial do Colégio Estadual Paes de Carvalho, a qual cerrei fileiras por 16 anos. E a razão desta mensagem, é conseguir o apoio dessa Faculdade, a fim de obtermos auxílio para darmos atenção especial ao prédio histórico daquela instituição de ensino.
Articulamos, ao lado de outros ex-alunos e ex-professores, dentre os quais a Professora Dyrce Koury Wagner, tratativas a fim de resgatarmos a linda e importantíssima história do CEPC, e, para isso, estamos a buscar parcerias, seja no meio publico ou privado.
Em vista da lenta e progressiva descaracterização da fachada do prédio neoclássico que abriga o Colégio Estadual Paes de Carvalho desde 1871, estamos a buscar parcerias, atraves dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, das universidades públicas ou privadas, a fim de executarmos um projeto de pesquisa, com o intuito de restaurar o traçado arquitetônico original do Casarão da Praça das Bandeiras, onde funciona o Colégio Estadual Paes de Carvalho.
No dia 28 de julho de 2021 o referido educandário-mor dos paraenses irá completar 180 anos de fundação, como fiel testemunha dos principais fatos históricos do Pará, além de ter sido o maior formador de sua liderança politica, ao longo de sua história. E, nesse sentido, abrindo as comemorações de aniversário, que devem inicar ainda em 2020, o Império do Samba “Quem São Eles” irá homenagear o Colégio Estadual Paes de Carvalho, em seu enredo do ano que vem.
O motivo deste contato é o de firmarmos uma parceria entre essa Universidade Federal do Pará, através de sua Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e CEPC, para que apresentemos, atraves da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet – um projeto o referido projeto, a fim de que possamos inaugura-lo em 2021, nas comemorações já mencionadas. E, mesmo considerando o fato de o prédio estar a passar por uma grande reforma, esta ação ainda esta muito longe de atender às necessidades de preservação arquitetônica, já que, visivelmente, a cada nova obra, sua originalidade se perde, o que contribui para a ratifica de falso historico. O que estamos tentando evitar. Já que, no que se refere a documentos, grande parte de seu acervo se perdeu, consumido pelo cupim.
Como a referida reforma tem inauguração prevista para o mês de Maio, do ano em curso, tais parcerias trariam, por certo, incalculável contribuição, não apenas ao CEOC, assim como a pesquisa, já que o CEPC é, hoje, a instituição pública de ensino mais antigo do Brasil.
Lembramos, ainda, que este contato não tem caráter oficial, já que se trata de iniciativa de pessoas sem vínculos com a direção do educandário-mor dos paraenses , mas que, a seu tenpo e com planejamento, certamente receberá aquiescência de seu atual diretor, o Professor John Charles. Iremos recorrer, também, a outras Faculdades dessa Universidade, a fim de tratarmos de outros assuntos, igualmente pertinentes, dentre eles a catalogação, restauração e digitalização do que restou de seus arquivos, com o apoio da Faculdade de Biblioteconomia.
No aguardo de vosso parecer, respeitoso protesto de apreço.
Sandro Destro Lima
Contato: 91 98357 – 8538
Professora Dyrce Koury Wagner: 91 99985 3641
Caros Sandro Destro e Dyrce Koury:
Sua demanda foi devidamente encaminhada à Direção da FAU – e-mail fau@ufpa.br – à avaliação.
Do mesmo modo a sua comunicação por e-mail também foi transmitida por cópia ao diretor e à vice-diretora.