Editores do BF

Haroldo Baleixe [HB] haroldobaleixe@gmail.com e Jaime Bibas [JB] jaimebibas.46@gmail.com, em ordem alfabética e de posicionamento na imagem, são professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e editores do Blog da FAU.

901310_10200709135706505_1849231328_o

Foto de 04 de maio de 2013 na ELF Galeria de Arte, exposição de Pinturas de Ronaldo Moraes Rêgo.

Acesse HI-ATO13: exposição coletiva de tais docentes também na ELF.


Observamos que todo e qualquer texto ou fotografia atuais não assinados ou não referenciados são de autoria de Haroldo Baleixe – coordenador do projeto Blog da FAU/Laboratório Virtual: ação pública integradora de ensino, pesquisa e extensão criada em maio de 2010 obtentora do prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária 2012 da UFPA.

Institucional: Portaria Nº089/2019-ITEC-UFPA.


O professor Jaime de Oliveira Bibas foi aposentado pela portaria nº2814/2016 publicada no Diário Oficial da União nº124, seção 2, página 37, do dia 30 de junho de 2016.
Bibas passou à condição de editor vitalício do Blog da FAU.

8 respostas para Editores do BF

  1. Ronaldo Marques de Carvalho disse:

    É isso!
    Bibão e Haroldo “mostram suas caras”, afinal estamos nas mãos de dois grandes editores: “nosso blog merece!”.
    Isto daria até inveja ao vovô João.
    Um abraço aos dois que não são Chacrinha, mas: “Velhos Guerreiros”.
    Ronaldo.

  2. Carlos Silva Jr. disse:

    A fotógrafa é a professora Josenilda Maria Maués da Silva do Instituto de Ciências da Educação da UFPA?

  3. Stélio Santa Rosa disse:

    Quanta honra ter essa dobradinha ou melhor essa DOBRADONA: JB e HB em nosso Blog.
    Representa um grande salto para nossa expectativa de uma grande faculdade.
    Estamos também colaborando com o Jornal O Porão (www.jornaloporão.com) e nos colocamos à disposição para somarmos.
    Abraços, bravos colegas!
    Stelio Santa Rosa

  4. Estou idoso pela comprovação da aposentadoria do professor Jaime de Oliveira Bibas aos 70 anos de idade.
    Homenagem justíssima colocá-lo como “vitalício” deste profícuo site revelador de fatos curiosos para uma nova leitura histórica da nossa Belém do Pará.

  5. Sandro Destro Lima Lima disse:

    À Coordenação Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo dessa Universidade Federal do Pará.
    Me chamo Sandro Destro Lima, sou ex-aluno e ex-integrante da Banda Marcial do Colégio Estadual Paes de Carvalho, a qual cerrei fileiras por 16 anos. E a razão desta mensagem, é conseguir o apoio dessa Faculdade, a fim de obtermos auxílio para darmos atenção especial ao prédio histórico daquela instituição de ensino.
    Articulamos, ao lado de outros ex-alunos e ex-professores, dentre os quais a Professora Dyrce Koury Wagner, tratativas a fim de resgatarmos a linda e importantíssima história do CEPC, e, para isso, estamos a buscar parcerias, seja no meio publico ou privado.
    Em vista da lenta e progressiva descaracterização da fachada do prédio neoclássico que abriga o Colégio Estadual Paes de Carvalho desde 1871, estamos a buscar parcerias, atraves dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, das universidades públicas ou privadas, a fim de executarmos um projeto de pesquisa, com o intuito de restaurar o traçado arquitetônico original do Casarão da Praça das Bandeiras, onde funciona o Colégio Estadual Paes de Carvalho.
    No dia 28 de julho de 2021 o referido educandário-mor dos paraenses irá completar 180 anos de fundação, como fiel testemunha dos principais fatos históricos do Pará, além de ter sido o maior formador de sua liderança politica, ao longo de sua história. E, nesse sentido, abrindo as comemorações de aniversário, que devem inicar ainda em 2020, o Império do Samba “Quem São Eles” irá homenagear o Colégio Estadual Paes de Carvalho, em seu enredo do ano que vem.
    O motivo deste contato é o de firmarmos uma parceria entre essa Universidade Federal do Pará, através de sua Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e CEPC, para que apresentemos, atraves da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet – um projeto o referido projeto, a fim de que possamos inaugura-lo em 2021, nas comemorações já mencionadas. E, mesmo considerando o fato de o prédio estar a passar por uma grande reforma, esta ação ainda esta muito longe de atender às necessidades de preservação arquitetônica, já que, visivelmente, a cada nova obra, sua originalidade se perde, o que contribui para a ratifica de falso historico. O que estamos tentando evitar. Já que, no que se refere a documentos, grande parte de seu acervo se perdeu, consumido pelo cupim.
    Como a referida reforma tem inauguração prevista para o mês de Maio, do ano em curso, tais parcerias trariam, por certo, incalculável contribuição, não apenas ao CEOC, assim como a pesquisa, já que o CEPC é, hoje, a instituição pública de ensino mais antigo do Brasil.
    Lembramos, ainda, que este contato não tem caráter oficial, já que se trata de iniciativa de pessoas sem vínculos com a direção do educandário-mor dos paraenses , mas que, a seu tenpo e com planejamento, certamente receberá aquiescência de seu atual diretor, o Professor John Charles. Iremos recorrer, também, a outras Faculdades dessa Universidade, a fim de tratarmos de outros assuntos, igualmente pertinentes, dentre eles a catalogação, restauração e digitalização do que restou de seus arquivos, com o apoio da Faculdade de Biblioteconomia.
    No aguardo de vosso parecer, respeitoso protesto de apreço.
    Sandro Destro Lima
    Contato: 91 98357 – 8538
    Professora Dyrce Koury Wagner: 91 99985 3641

    • fauitec disse:

      Caros Sandro Destro e Dyrce Koury:
      Sua demanda foi devidamente encaminhada à Direção da FAU – e-mail fau@ufpa.br – à avaliação.
      Do mesmo modo a sua comunicação por e-mail também foi transmitida por cópia ao diretor e à vice-diretora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s