O CLIPPER da Pedreira

Clipper da Pedreira-1951Clichê de jornal ou revista encontrado na Biblioteca Pública Arthur Vianna com datação de 1951, sem referência à mídia em que foi publicado.
O BF ainda não tem ideia do perímetro onde esse CLIPPER estava localizado ‒ certamente, pela imagem, no canteiro central da Pedro Miranda; mas, em que altura, entre que ruas?
Se a fotografia for, de fato, de 1951, o equipamento urbano pode ter sido construído por Alberto Engelhard, que, segundo a lista de governadores do Pará publicada pela Wikipédia, foi o 21º do período republicano, governando de 17 de julho de 1950 a 25 de janeiro de 1951 (em plena estiagem), tendo como prefeito, de acordo com O Pará na Era do Rádio: Waldir Bouhid.

Ler também: O CLIPPER de Nazaré.


Postscriptvm:
A bibliotecária colaboradora do BF, Regina Vitória da Fonseca, por e-mail, chamou atenção ao fato desta foto integrar a Mensagem de Lopo de Castro, do ano de 1952, fazendo alusão às realizações do ano de 1951:
“Construção de abrigos da Sacramenta e Av. Pedro Miranda (foto). Previsão de obras para 1952: Abrigos da Condor, Cremação, Guamá e Telégrafo.”
Por ora a publicação permanecerá assim, com o adento; quando acrescentármos a referência completa, modificaremos o texto acima e retiraremos o PS.
A nova informação também atinge O que restou do CLIPPER do Guamá, pois se a obra desse CLIPPER for mesmo de 1952, conflitua-se com o que disse um mototaxista:  “que tal construção seria de 1960”.


Postscriptvm² (o1/11/2014):
Acompanhe a evolução da pesquisa pelo SUMÁRIO que dá acesso às postagens sobre CLIPPERS até 24/10/2014.
Algumas informação contidas nesta postagem podem ter caído por terra em consequência da aparição de novos registros documentais.
Não fazemos nenhuma reparação nos textos originais, apenas colocamos esta nota ao final das publicações cobertas pelo período do resumo.
Aprendamos com os nossos erros.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Fotografia antiga e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para O CLIPPER da Pedreira

  1. Fernanda Laís Rodrigues Ponzi Pereira disse:

    Parece-me que se localizava na esquina da Mauriti com a Pedro Miranda, na época em que só havia uma pista asfáltica. Ainda é possível contato com pessoas da época que ainda residem na área.

Deixe uma resposta