Pastana disponível à venda

Imagem ampliável.

As postagens sobre o artista plástico paraense Manoel de Oliveira Pastana — possível autor do brasão original da UFPA — suscitaram o interesse de internautas.
As fotografias acima nos foram enviadas por e-mail com o seguinte texto:

Sou marchand e tenho 4 obras para venda do pintor Manuel de Oliveira Pastana, sendo 02 Óleos sobre madeira, título: “Paisagem de Cabo Frio” Tam.: 29x39cm , Datado: 1955 (Com moldura de época) 01 Óleo sobre tela, título: “Santa Ceia” Tam.: 45x80cm , Datado: 1961 (Com moldura de época) 01 Óleo sobre madeira, título: “Índios” Tam.: 42cm de diâmetro, Datado: 1969
Valor: R$50.000,00 (Cinquenta mil reais), o lote.
Obs.: Comissão para o vendedor – 10%
Aceito parcelamento e permuta.
Obras em excelente estado de conservação, as imagens são amadoras, o que prejudica na qualidade. Tenho disponibilidade para entrega via Sedex ou em mãos, estas obras são de procedência de leilões do Rio de Janeiro.
Pastana, Manuel de Oliveira (Belém, PA 1888 – 1984). Pintor, ceramista e artesão. Fêz estudos de arte com Franscisco Estrada e Theodoro Braga, em Belém. Interrompendo durante certo período seu trabalho como pintor, dedicou-se ao artesanato em bronze e cerâmica, realizando inclusive pesquisas no campo de arte indígena brasileira. Conquistou medalhas de bronze e de prata no Salão Paraense de Belas Artes de 1921 e 1922, medalha de prata e diploma de honra na Exposição Internacional das Artes e Técnicas ( Paris, 1937), medalha de ouro em arte decorativa e de bronze em pintura no Salão Nacional de Belas Artes de 1939 e 1955, medalha de ouro em arte decorativa no Salão de Belas Artes do Rio Grande do Sul de 1940, prêmio de aquisição no SPBA de 1948 e medalha de bronze no Salão de Maio (Guanabara, 1966). Foi por diversas vezes membro do júri de seleção e premiação do SNBA, entre 1937 e 1944, Theodoro Braga reuniu diversas referências bibliográficas a seu respeito em Artistas Pintores no Brasil (1942). Residia no Rio de Janeiro.
Bibliografia: Dicionário das Artes Plásticas no Brasil, Roberto Pontual, Ed.: 1969.
Att
Ediel Pimentel
(84)9973-4355
Natal-RN

A mensagem foi encaminhada à diretora do Museu da Universidade Federal do Pará, professora Jussara Derenji.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Pastana disponível à venda

  1. Paulo Henrique Benassuli disse:

    Seria certo que obras de valor histórico de um pintor paraense fique em um museu do nosso estado.

  2. Ediel da Silva Pimentel disse:

    Bom dia Paulo Benassuli, sou o proprietário das obras, encontro-me em Belém-PA, com as telas, visitando alguns museus desta linda capital. Sei do valor histórico das obras e da grande relevâncla do artista Manuel Pastana para arte paraense. Infelizmente não consegui sucesso ainda na venda das obras, teve direção de museu que não me recebeu, mesmo andiantando assunto com a secretária; outros com mãos atadas sem poder fazer oferta, não dependem deles a gestão financeira,
    sabendo que trata-se de obras de bom investimento financeir. Se museus infelizmente não podem adiquirir, espero um colecionador sensato para adquirir as obras.
    Para os governos deveria ter verba extraordinária para caso como este, não existe obras do PASTANA em calçada alta.
    Ediel da Silva Pimentel (91) 8058-0010
    OBS: aceito oferta nas obras (não pretendo retornar para Natal-RN com as telas).

  3. Larissa Monteiro disse:

    Belíssimas obras, raras, tinha conhecimento das pranchas Marajoara (guache), os bronzes e os retratos à óleo que se encontram em museus paraenses, óleos como estes teem apenas no Museu Nacional de Belas Artes e outros até em Museus de Portugal.

    • Ediel da Silva Pimentel disse:

      Parabéns, vejo que existem pessoas que estão antenadas com a arte de Manuel Pastana,
      Um abraço.

  4. Marcello Pastana disse:

    Olá, meu nome é Marcello Pastana, sou neto de Galileu Pastana, que é filho de Mauel Pastana. Muito legal encontrar obras dele… Tenho em casa duas obras dele, um por do sol no Rio Paraíba do Sul em São João da Barra – RJ, e um do Museu da República de 1957, também no RJ. Tenho uma lembrança remota do quadro da Santa Ceia na casa do meu avô, mas não sei precisar direito. Parabéns pelas obras, e é uma pena não poder arrematá-los.

    • Ediel da Silva pimentel disse:

      Prezado Marcello Pastana, seu avô é um dos maiores artistas brasileiros, pelo legado que deixou.
      Um grande pesquisador da Amazônia, bronzes maravilhosos, guaches com motivos marajoaras, retratos, paisagem e obras sacras a óleo; selos, moedas e cédulas com motivo amazônico e as calçadas do Rio… Acho ue estou falando para pessoa errada com certeza sabes muito mais
      sobre este grande artista, sobre o valor das obras aceito oferta.

    • manoel de oliveira pastana disse:

      olá marcello pastana sou irmão de galileu pastana e seu tio. meu nome é manoel pastana, gostaria de entrar em contato com você, com possivel urgência.

  5. Ediel da Silva Pimentel disse:

    Fiquei muito feliz,Saber que parentes próximos Bisneto (Marcello Pastana) e filho (Manuel Pastana) de Manuel de Oliveira Pastana estão se encontrando neste debate sobre este ilustre
    Artista Paraense;Gostaria de dar uma sugestão ,Uma bela esposição do artista em Belém – PA,Deixo as minhas obras à disposição;Merece uma grande homenagem;anda meio esquecido
    no lugar onde nasceu, Abraços . Ediel da Silva Pimentel

  6. Manoel Pastana também esteve em Nossa Ilha do Mosqueiro- PA, conformes relatos do periódico Vida Domestica de 1929. Brindou os leitores com a obra intitulada de JUTAHY. Confira a matéria em nosso blog.

    • Ediel da Silva Pimentel disse:

      Vendi 3 obras deste lote , fiquei com o Cerimonial Indígena; e adquiri outras ,um Bronze (vaso), e uma tela com uma bela paisagem de Soure ,e também obras de outros também importantes artistas do Pará :
      THEODORO BRAGA, ARTHUR FRAZÃO, PAOLO RICCI ,R. PEIXE ,VALDIR SARUBBI,e alguns artistas estrangeiros que pintaram ,
      Belém e o Pará : JOSÉ MARIA DE ALMEIDA, GIOVANNI ÓPPIDO e ARMANDO BALLONI,
      Quero vender o lote

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s