O brasão retrô da UFPA


Há dois dias este Blog utiliza, como imagem-link ao Potal da UFPA, um brasão antigo da Instituição.
As discussões por e-mail entre docentes trouxeram à baila que tal insígnia fora criação do engenheiro-arquiteto Alcyr Meira, titular aposentado do antigo DAU — Departamento de Arquitetura e Urbanismo — hoje FAU; mas sem precisão da data de execução ou primeira publicação.
Lembrou-nos o Fabiano Homobono que esse vetusto emblema foi objeto de reordenação por Daniel Campbell em 2000, ano do 43º aniversário da UFPA, como proposta de simbologia comemorativa “1957/2000” — o brasão de Daniel desde então é utilizado no cabeçalho dos documentos da Arquitetura e Urbanismo da UFPA.
Para dirimir dúvidas procuramos na Biblioteca Central publicação pertinente a evolução gráfica dos emblemas da Universidade, o que inexiste; contudo, sua diretora, Maria das Graças Pena, empenhou-se em ajudar na investigação, pois há documentos do passado que podem conter a marca em questão.
A pesquisa começou ali mesmo na sala da Graça Pena que ligou para São Paulo e falou com o Ivan Brasil, diretor aposentado da Gráfica da UFPA; Ivan confirmou que o brasão original é da autoria de Alcyr Meira, rememorando que houve um problema em sua reprodução à época da confecção: “uma quebra nas pontas do fitilho”; posteriormente corrigido.
O Blog tentou, sem sucesso, contato com o escritório de Alcyr Meira para que ele se manifestasse sobre o assunto e, se possível, nos concedesse a imagem original digitalizada ou para escanear.
É fácil observar que o jpeg do brasão original está em precária resolução, portanto, qualquer ajuda dos nossos leitores para resgatá-lo, será muito bem vinda.
Já conseguimos recuperar o “Comemorativo de 2000”, bolado por Daniel Campbell, com razoável qualidade; um bom começo, já que ele não poderá nos socorrer.

Daniel Campbell no tempo do redesenho do original: a intenção de um distintivo retrô. Campbell criou em 1998 a logo do DAU — Departamento de Arquitetura e Urbanismo —, reformulada em abril deste ano para FAU:

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O brasão retrô da UFPA

  1. Pingback: UFPA — um brasão (?) autoral em foco | FAU ● ITEC ● UFPA

  2. Daniel foi meu grande Mestre, justa lembrança dele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s