UFPA — um brasão (?) autoral em foco

As postagem a partir de “O brasão retrô da UFPA” de 09/07/2010 prezam pela preservação da Memória Institucional.
A Resolução Nº17/1969 (e seus 3 anexos) trata como símbolos da UFPA a bandeira, o escudo e o selo; e a estes dá as instruções de confecção.
As fotografias da cerimônia no Teatro da Paz trouxeram à luz uma imagem “inédita” que carece de comprovação da autoria e reproduções menos distorcidas.
Se a simbologia, ora ponto central da discussão, enquadrar-se nos parâmetros estabelecidos pela heráldica, o Museu da UFPA é o guardião do BRASÃO intitucional; o que é distinto do ESCUDO (para alguns logomarca) da Universidade  — este consagrado pelo desenho de Alcyr Meira publicado na revista Anais Científicos que há muito identifica a instituição.
Tratamos aqui de uma peça histórica, anterior ao Golpe Militar de 1964, que pode e deve voltar à circulação em circunstâncias especiais, afinal, adornara o peito dos pioneiros reitores da Universidade (Federal) do Pará.
Esquecê-la seria lesa-razão.

Sobre Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta