UFPA prepara mais uma Quarta Cultural

Ao cair da tarde do dia 29 (quarta-feira), o Complexo de Lazer Vadião, da Universidade Federal do Pará, tradicionalmente destinado às noites de forró, terá um evento diferente. O Projeto Quartas Culturais, da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), levará a Mostra Estudantil de Música às margens do rio Guamá.
A ideia também é promover um caldeirão cultural, uma vez que o evento pretende demonstrar a diversidade da arte musical paraense por meio das diferentes iniciativas na área, protagonizadas pela própria UFPA. Os grupos representativos do Encontro de Artes de Belém (ENARTE), do Sarau de Letras, do Rock’n Rio Guamá, do Ciclo das Quartas e da Mostra de Intérpretes de Música Popular Brasileira, que já integram a agenda do cenário cultural de Belém, aproveitarão a oportunidade para apresentar ao público o que cada um desses projetos tem a oferecer.
Além de José Junior e Nana Reis, vencedora do II Festival de Música da RBA/2010, a Quarta Cultural terá, ainda, a participação de Felipe Cordeiro e os Astros do Século, que anteciparão uma mostra do CD produzido por Andre Abujamra. “Barato Kitsch” é o nome do show do grupo – formado por vários alunos e ex-alunos da UFPA -, marcado pela irreverência e criatividade, conectando o tecnobrega, o carimbó e as guitarradas, entre outras referências.
Prémio PROEX – Nesta Quarta Cultural também será lançado o Prêmio PROEX de Arte e Cultura/2010, que contempla as categorias Artes Visuais, Música, Artes Cênicas, Audiovisual, Memória e Patrimônio, Formação em Artes e Conexões Culturais – Universidade e Movimentos Sociais, ao qual podem se inscrever alunos e servidores da UFPA.
Uma oficina de elaboração de projetos para auxiliar os interessados a submeterem propostas ao edital será realizada nos dias 4 e 5 de outubro, das 14h às 16h, no auditório da SEGE (prédio da Reitoria). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail decproex@ufpa.br.
As Quartas Culturais têm a iniciativa de uma política cultural integradora e abrangente, além de proporcionarem lazer à comunidade acadêmica, incentivando, desenvolvendo e divulgando a produção e o artista local.
Convidados – O evento irá receber Nana Reis, José Júnior e banda base da SAM (Música Popular) – Projeto Mostra de Intérpretes da MPB; Banda Malachai (Rock Rural) – Projeto Rock’n Rio Guamá; Pimentas inflamáveis (Fusion: guitarrada, jazz, heave metal, reggae…) e Graduation Band (Instrumental) – Projeto ENARTE; Arte e Protesto (Música, performance e videoarte); Projeto Ciclo das Quartas Sarau de Letras (Música e Poesia); Felipe Cordeiro e os Astros do Século – Convidados especiais.

Serviço: O Projeto Quartas Culturais é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Diretoria de Apoio Cultural e da Diretoria de Assistência de Integração Estudantil. O evento acontece toda última quarta-feira do mês, às 17h. Entrada franca.

Para ouvir as bandas Malachai e Felipe Cordeiro e os Astro do Século acesse: www.myspace.com/profetamalachai (Banda Malachai) e www.myspace.com/fcordeiro (Felipe Cordeiro)

Texto: Lorena Claudino – Assessoria de Comunicação do DAC/PROEX

(Notícia publicada em 26.09.2010, às 10:00, no Portal da UFPA).

Sobre Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta