Brena recebe o Kawaguchi no CEAMAZON

Mesa solene: Takashi Nakamura, vice-presidente da Albras; Carlos Maneschy, reitor da UFPA; Maria Emília Tostes, diretora do ITEC; e Luis Jorge Nunes, diretor Industrial da Albras.

Material exclusivo do Blog da FAU.

Notícia veiculada no Portal da UFPA:

: :Albras premia melhores alunos do ITEC/UFPA

O desempenho universitário dos alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica, Química e da Computação, do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC/UFPA) foi reconhecido com o Prêmio Kawaguchi, concedido aos melhores alunos pela Alumínio Brasileiro S.A (Albras). Gerentes e diretores da Albras, da UFPA e convidados dos premiados estiveram presentes na solenidade de entrega, que ocorreu no Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia da UFPA (Ceamazon), nesta sexta-feira, 26.

Nos últimos 22 anos, a Albras tem mantido com a Universidade este convênio, que estabelece a entrega do Prêmio Kawaguchi como instrumento de estímulo do desenvolvimento estudantil e profissional dos alunos matriculados nos cursos do ITEC que têm relação com a atividade realizada pela metalúrgica.

Para Luis Jorge Nunes, diretor Industrial da Albras, o prêmio tem o objetivo de motivar os engenheiros, profissão cada vez mais necessária para o desenvolvimento do país. “A engenharia é a arte de inovar, fundamental para qualquer nação crescer”, afirmou. Takashi Nakamura, vice-presidente da Albras, ressaltou a cooperação da universidade para a formação de recursos humanos e tecnológicos da empresa. “A UFPA foi essencial para a qualificação dos empregados da Albras”, declarou.

Parceria – A Albras e a UFPA também são parceiras em diversos projetos de pesquisa e na formação de mestres e doutores, como lembrar Maria Emília Tostes, diretora do ITEC. “A empresa cooperou para que nós tivéssemos uma formação melhor, com os alunos se empenhando para que um dia pudessem receber esse prêmio”, afirmou Maria Emília. O reitor da UFPA, Carlos Manescky, recordou a história de Isao Kawaguchi, um dos pioneiros do projeto alumínio no Pará, que dá nome ao prêmio. “Ele foi o precursor de uma das atividades socioeconômicas mais importantes do estado por ter a capacidade visionária de perceber oportunidades”, discursou Manescky.

Este ano, oito alunos dos 1º e 2º anos que obtiveram as melhores notas em 2009 e foram indicados com base em norma estabelecida por um conselho do ITEC, foram homenageados com medalhas e certificados. “O prêmio é uma ótima iniciativa para motivar o aluno a continuar sempre se esforçando”, comentou José Thiago Moutinho, 23 anos, formado em 2009 em Engenharia de Computação. Para Luis Fernando Marques, 26, o indicado do primeiro semestre do curso de Engenharia Mecânica, o prêmio traz benefícios em vários sentidos. “Quando o estudante entra na universidade sabendo do prêmio ele procura se esforçar para ser escolhido e isso também é bom para o curso”, explicou.

O ITEC indicou também o melhor aluno entre todos os cursos do instituto, que este ano foi a jovem Brena Tavares Bessa, 22, de Arquitetura e Urbanismo. O reconhecimento gerou surpresa e orgulho para ela e a família. “Fiquei feliz pelo reconhecimento do meu esforço dentro da universidade, e também pela notoriedade que o prêmio representará no meu currículo dentro e fora da UFPA”, declarou.

Os outros engenheiros homenageados foram Marcelo Pinho Almeida e Fillipe Matos de Vasconcelos, do curso de Engenharia Elétrica, Claikson Mendonça Duarte, de Engenharia Mecânica, Jefferson Dias Gonçalves e Janeth Hiromi Ishihara, de Engenharia Química e Edinaldo Ribeiro Maia Júnior, de Engenharia de Computação.

Visionário – O prêmio leva o nome de Isao Kawaguchi, ex-presidente da Mitsui Aluminium e da Nippon Amazon Aluminium Co. Ltd (NAAC) e um dos pioneiros do projeto alumínio no Pará. Kawaguchi integrou as primeiras missões de empresários e técnicos do governo japonês que vieram à Amazônia, no início dos anos 70, para estudar a viabilidade do alumínio da região, e participou dos entendimentos entre Brasil e Japão para sua implantação.

Texto e foto: Izabelle Araújo – Assessora de Imprensa da Albras

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s