Memória de Santarém; por Lúcio Flávio Pinto

Plublicado em O Estado do Tapajós On Line em 29 de março de 2008.

A propaganda em 1947
Numa época em que pequenos jornais do interior, como os de Santarém, tinham pouco noticiário, os anúncios continham informações fundamentais sobre sua época. Como estes anúncios, publicados em O Jornal de Santarém de julho de 1947, que refletem a cidade logo depois do fim da Segunda Guerra Mundial, ainda pequena e provinciana, mas ciosa de suas qualidades.
* Procurem a Alfaiataria Blair que encontrarão Linho (cor pérola) por preços mínimos e ao alcance de todas as bolsas. Tropicais de várias padronagens também baratíssimos. Vestir bem e com elegância só na Alfaiataria Blair.
* Dá-se grátis terra. Basta falar com o mestre de obra na travessa 15 de Agosto, onde funcionou o Clube Tapajós.
* Vende-se uma vitrola Colúmbia em perfeito estado, máquina muito resistente. A tratar na casa A Paraibana, travessa dos Mártires nº 83.
* BAR MASCOTE – Quinados, vermouths, cognacs, gins, etc., a todos os paladares, whiskies diversos, entre eles o afamado FOUR ROSES a preços ao alcance de todos, queijos, salames, frutas frescas e secas.
* Serraria Progresso, de Basílio Antunes. Aceita-se encomendas para todas as dimensões de madeira, como sejam: cedro, itaúba, sucupira, louro, assacu, piquiá e todas as madeiras de lei da região pelos melhores preços do mercado. E para melhores informações dirijam-se à Padaria Progresso, onde temos estoque constante e está apta a receber toda e qualquer encomenda.
* AVISO – O Dr. Frota Aguiar avisa que já retornou da viagem que fizera e continua atendendo os seus clientes com a máxima prontidão, em serviços de CLÍNICA PRÓTESE DENTÁRIA. Das 7 às 11 da manhã e das 14 às 18 horas da tarde.
* Almanaque Astrológico d’O Pensamento 1948 – Filosófico, Científico, Literário. Aguardem 2.000 exemplares para o Reduto das Novidades. Rua João Pessoa, 196.
* Senhoritas e Cavalheiros: não façam suas compras para a festa da Padroeira sem verificarem o nosso lindo sortimento de Sedas e Calçados. Estamos vendendo por preços nunca vistos. CASA VIOLETA
* DISTINÇÃO – As pessoas de bom gosto preferem sempre os artigos que a partir de sua ótima qualidade possuem um toque inconfundível de elegância e distinção. Portanto, desejando um chapéu que reuna qualidade, elegância e distinção exija sempre um CURY. Os chapéus CURY são conhecidos como os melhores porque são os melhores conhecidos. A PRIMAVERA
* ÓTIMO NEGÓCIO – Vende-se uma barraca embarreada, coberta de palha, com portas e janelas de madeira, situada à Avenida Rui Barbosa. A tratar com o proprietário, Antônio Contes, vulgo Moreno, perto do Curro Municipal, na casa nº 1565.
* Casa para Alugar – Aluga-se a casa recém-construída, sita à travessa dos Mártires nº 189, satisfazendo todas as condições de higiene e conforto. Está localizada no ponto mais aristocrático da cidade. Todas as informações necessárias serão prestadas à trav. Francisco Correa, 70.
* Figueira & Benoliel Exportadores – Os maiores compradores de peles silvestres e produtos regionais.
*CHAVE DE OURO: Vá à Chave de Ouro vender os seus produtos; é a melhor casa, que paga os maiores preços. Compra todos e quaisquer produtos regionais que lhes ofereçam. Não venda seus produtos sem primeiro consultar os preços da Chave de Ouro. Antes de desembarcar os seus gêneros, vá primeiro à Chave de Ouro, que não perderá a sua caminhada e poderá obter grandes resultados.
* Atenção: ondulação permanente. Faz-se com esmero e perfeição. Aparelho com dispositivo especial para evitar possíveis circuitos e queimaduras. Regulador automático de calor, último grito da técnica moderna. Preços ao alcance de todos. Cortes, pinturas de cabelos, etc. A tratar com DIDICA BEZERRA. Rua 24 de Outubro nº 1 (atrás do Teatro Vitória).
* PADARIA PROGRESSO, de Basílio Antunes. Vá à Padaria Progresso e certifique-se da verdade! Pois é lá que se encontra o melhor pão de Santarém, assim também bolacha grossa, bolachinha e a especial bolacha Paulista, que é um assombro. Quem a come pela primeira vez, não mais deixa de ser freguês. Um completo sortimento em mercearia. Vende todos os artigos de primeira qualidade a preços módicos. Entrega em domicílio por conta da mesma.
* CALIL QUEMEL vem pelo presente trazer ao conhecimento de seus amigos e fregueses que transferiu da rua João Pessoal para a rua Floriano Peixoto, nº 75, o seu estabelecimento comercial denominado A RESTAURAÇÃO, onde continua à espera receber a preferência de todos.
* CUTEX – Esmalte Salon. As garotas de fino gosto encontrarão na CASA REGIS, no bairro da Aldeia.
* CONVITE – O Diretório Municipal de Santarém do Partido Social Democrático (seção do Pará) convida todas as autoridades, o clero, o comércio, as indústrias, o funcionalismo federal, estadual e municipal, os corpos docentes e discentes dos colégios, dos ginásios e escolas públicas e particulares, o proletariado, as associações de classe e esportivas, as congregações religiosas, os colonos e o povo em geral, para no dia 20 do corrente, às 9,30 da manhã, recepcionarem no aeroporto da Panair o ilustre Presidente da Executiva Estadual do Partido Social Democrático, Senador Coronel Joaquim de Magalhães Cardoso Barata, que visita esta cidade em companhia do deputado Lindolfo Mesquita. A aproximação da aeronave será anunciada por foguetões.
* O jovem paraense Dr. A. Campos Pereira, cirurgião-dentista que acaba de especializar-se pelo Distrito Federal, breve estará em Santarém.
* O sr. Fernando R. dos Santos, proprietário do Hotel Oriental, ex-Pensão Paraibano, tem a máxima honra de avisar ao hospitaleiro povo de Santarém, que havendo se mudado para o prédio onde funcionou o antigo Correio, sito à rua João Pessoa, continua à disposição dos seus ilustres fregueses, proporcionando-lhes melhores acomodações e ótimas refeições. Ciente do bom gosto deste mesmo povo, agradece a atenção dispensada. Santarém, 23 de outubro de 1947.
* Maria da Salete, Maria de Lourdes e Miguel Augusto Fonseca de Campos, participam aos parentes e amigos de seus pais Miguel de Oliveira Campos e Maria Anita Fonseca de Campos, o nascimento de sua maninha MARIA DE FÁTIMA ocorrido no dia 12 de julho corrente nesta cidade.

Material enviado pelo professor Fernando Luiz Tavares Marques.

Esse post foi publicado em Administração e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Memória de Santarém; por Lúcio Flávio Pinto

  1. Melhym Quemel disse:

    Sensacional ver esses anúncios. Especialmente o de meu avô que não conheci, Sr. Calil Quemel, informando a mudança de endereço de seu comércio. Parabéns !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s