Registro acadêmico de 1999 recuperado

O professor da FAU, Fábio de Assis Mello, recuperou um audiovisual feito em 25 de março de 1999 – há alguns fragmentos desse material no Youtube com fundo musical editado, sem o som original, inaudível na velha fita.
O documento, filmado em VHS, foi iniciativa e produção do aluno, à época, Bruno Parente, e trata da montagem e exposição Exercícios de Desenho e Design no hall do Ateliê de Arte do Centro de Letras e Artes.
A mostra surgiu do resultado prático das disciplinas Representação e Expressão II e IV do segundo semestre do ano de 1998 ministradas por Haroldo Baleixe e Jorge Eiró ao curso de Arquitetura e Urbanismo quando essas pertenciam ao extinto Departamento de Arte.
Foi um ensaio, inclusive de montagem de exposição, que contou com a presença de artistas,  autoridades e público externo em vernissage com cock-tail.
Os  trabalhos de Representação e Expressão IV, tridimensionais, dispuseram do apoio da metalúrgica COPALA por intermédio de seu presidente, engenheiro José Maria Mendonça, e com a colaboração do Laboratório de Solda e Fundição do curso de Engenharia Mecânica com a orientação técnica do professor Fernando Antônio Sá – o experimento fora um piloto a um esboço à extensão universitária que, por questões políticas, não transmutou-se em projeto e, obviamente, não prosperou como ação efetiva.
A maioria dos protótipos  (R.E. IV) foi executada ou na COPALA ou no Laboratório de Solda e Fundição do Laboratório de Mecânica/CT/UFPA.
Blog da FAU.



Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Administração e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta