ITEC em gênero e números

O professor e escritor Oswaldo Coimbra (foto) solicitou à PROEG – Pró-reitoria de Ensino de Graduação da UFPA – um levantamento, por gênero, do efetivo matriculado em 2011 no Instituto de Tecnologia.
Tal informação tem absoluta pertinência para quem há muito lida com o farto material acumulado sobre a origem do ITEC: a Escola de Engenharia do Pará, local em que a figura masculina, por décadas,  deu as cartas.
O relatório do SIE – Sistema de Informação para o Ensino – demonstra que as mulheres são maioria nos cursos de Engenharia de Alimentos, Arquitetura e Urbanismo  e Engenharia Sanitária e Ambiental; nos demais o número de homens ainda é superior, principalmente no curso de Engenharia Mecânica, onde a razão é próxima dos 10 (dez) alunos para 1 (uma) aluna.
Coimbra acredita que o simples fato de haver um núcleo feminino na Mecânica, por menor que se apresente, é positivo, pois sinaliza para o crescimento da demanda, já que em números absolutos a UFPA tem mais estudantes mulheres.
Em tempos idos era raríssimo encontrar uma aluna de engenharia e muitas turmas se formaram como verdadeiros Clubes do Bolinha.
Há um causo que ilustra o assunto: a engenheira civil e escritora Stella Pessôa, colaboradora do BF, que formou-se no ano de 1972 – vindo de um vestibular com 100 vagas onde três mulheres passaram e apenas duas obtiveram o grau acadêmico -, foi à comemoração dos 30 anos de sua turma, em 2002, desacompanhada como rezava no convite; era a única mulher da festa, já que a “Soninha, a outra, mora em São Paulo e quase nunca comparece”, tendo que pagar a prenda: dançar com toda a “macharada”.
Passados 40 anos a procura feminina pela Civil cresceu quase dez vezes e hoje aproxima-se da terça parte do contingente do curso.

Eis os dados do SIE:

Sobre Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Administração e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta