O Laboratório de Modelos Roberto de La Rocque Soares implementa, neste semestre, uma reformulação na condução didática de suas cinco disciplinas de Representação e Expressão.
Nenhuma novidade excepcional, apenas a modificação na ordem dos conteúdos ministrados.
A exaustiva perspectiva à mão livre deixará de ser abordada em RE I e passará à RE II.
RE I tratará exclusivamente da percepção visual com ênfase na expressividade das superfícies e na composição visual no espaço bidimensional – introdução necessária à compreensão da linguagem plástica*.
Para que os alunos tenham noção do quão significativos são os planos personificados pelos quais eles passam ou convivem no dia a dia, optou-se pela incorporação, à bibliografia do Laboratório, de dois livros/catáglogos dos artistas plásticos paraenses: Emmanuel da Cunha Nassar (o EN) e Pedro Paulo Góes Condurú (o PP).
Os dois bancos de imagens servirão como referência ao ato de universalizar o regional a partir da simplicidade compositiva associada a complexidade das informações gráficas presentes nas texturas casuais e intencionais.
No decorrer do semestre tentaremos trazer ao Ateliê de Arquitetura e Urbanismo tanto o Emmanuel, quanto o PP, para que ambos falem sobre o processo de criação/execução dos seus trabalhos.
Abaixo as capas dos dois livros/catálogos e algumas imagens que os compõem, exceto a do Alvi Azul, um guache sobre Fabrianno de 1985, acervo deste editor, que não nutre nenhuma paixão por futebol.
*Referente à matéria que pode ser transmutada de modo visual e/ou táctil; moldável, modelável, manipulável.
Muito bom….. parabens a TODA equipe.