Ajustes na digitalização do UFPA 20 ANOS


O editor do site Fragmentos de Belém, Igor Pacheco, fez alguns ajustes (“retirei o excesso das folhas e tentei implementar o reconhecimento de caracteres para fazer buscas, mas nem todas as páginas estão bem focalizadas, então o reconhecimento ficou parcial”) no e-book que produzimos a partir da publicação original; veja como ficou:

INFORMATIVO DA U.F. DO PARÁ — EDIÇÃO HISTÓRICA 20 ANOS BELÉM JUNHO 1977

PS.: O nome correto da primeira diretora da Escola Primária da UFPA é Osmarina de Melo Fortuna, casada com Frederico Sampaio Fortuna, secretário da antiga Faculdade de Direito e irmão de Maÿr Sampaio Fortuna, autor do primeiro brasão da então Univerdidade do Pará — o brasão aparece em  imagens do PDF na cerimônia de instalação no Theatro da Paz em 1959.
A águia utilizada no Blog da FAU como imagem link ao portal da UFPA é elemento integrante  do Brasão Original da UFPA.


Não ter conhecimento desse documento da Universidade, na própria Universidade, atrasou sobremaneira a pesquisa que apontou Maÿr Sampaio Fortuna como o autor do Brasão Original da Universidade (Federal) do Pará; com ele se confirma parte do enredo daquela história e abrem-se caminhos para outras investigações que ora estão em aberto como a do professor Antonio Gomes Moreira Júnior:

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, E-books, Fotografia, Fotografia antiga e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas para Ajustes na digitalização do UFPA 20 ANOS

  1. José Maria disse:

    Excelente! Eis um grande Blog!

  2. Aristoteles Guilliod de Miranda disse:

    qual é o programa utilizado para a digitalização com o telefone?

    • fauitec disse:

      Não há nenhum programa específico, são apenas as fotografias que o telefone celular produz como câmara digital que são coladas e compostas em documento do Word e depois transformado em PDF.
      É um modo simplificado de transformar um livro em “e-livro” para dispô-lo na WEB.
      Diante das circunstâncias, falta de equipamentos profissionais, é melhor isso que nada.

  3. Renato Leal disse:

    Bom dia Professores,
    Ao ver estas postagens do UFPA 20 ANOS, lembrei-me de minha madrinha Teresinha Cardoso Lima que também foi professora do NPI. Também ministrava aulas de português e matemática no porão de sua casa na Tv. Oliveira Belo ao lado da Santa Casa de Misericórdia. Se tiver alguma foto deste livro e puder enviá-la ficaria muito grato.
    Arq. Renato Leal – FAU 2003-2008.

Deixe uma resposta