Lemos queria o célebre pintor Pedro Américo em Belém

O Município de Belém (1904) de Antonio José de Lemos, nossa fonte, mostra que o Intendente “tencionava” convidar o pintor e doutor em ciências naturais (ou physicas) pela Universidade de Bruxelas, Pedro Américo, para dirigir a nossa “eschola de Bellas Artes”.
Pedro Américo não veio: morreu em 1905.


_______________________________

Postscriptvm:


FAU
Pelo menos o caderno de desenho Pedro Américo é familiar a alguns ex-alunos da FAU que até pouco tempo o utilizavam como suporte nas aulas de Representação e Expressão.
Na 16 de Novembro, quase no canto da João Diogo, defronte da praça Felipe Patrone, havia uma papelaria que mantinha um estoque escomunal dessa antiga joia que tem papel de seda entremeando suas páginas confeccionadas em celulose de qualidade que, por incrível que pareça, quase nada sofrem com a elevada umidade de Belém.
O preço não machucava o bolso de ninguém: 3 por 1 Real.
O dono do estabelecimento, que queria se livrar daquela montanha de embalagens plásticas com 25 unidades, nos informou que a FACEPA fez uma proposta de compra por kilo, que não o agradou; preferindo ele aguardar o momento das campanhas eleitorais para vendê-las aos políticos do interior que distribuíam os cadernos em troca de votos.
Um certo dia uma senhora, aparentemente turista, entrou no estabelecimento e viu tudo aquilo, emocionada pôs-se a chorar; seria uma descendente dos donos da indústria paulista SPINA, que encerrou as atividades nesse ramo em 1981, segundo informações contidas em seu site.
Se acreditássemos em fantasmas diríamos: Pedro Américo veio sim e ficou bem próximo à “Intendência”.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Artes Gráficas, Curiosidades e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta