Adeus ao Mestre Monte


Faleceu ontem à noite no hospital Amazônia o engenheiro-arquiteto Milton José Pinheiro Monte, professor aposentado desta Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, reconhecido internacionalmente por suas pesquisas com materiais construtivos regionais e projetos de arquitetura tropical — muitos desses premiados.
Mestre Monte, como era carinhosamente tratado por todos, foi professor da maioria dos docentes da FAU e frequentemente, mesmo idoso e com limitações físicas, proferia palestras que lotavam o auditório Daniel Campbell, congraçando-se, sempre em bom humor, com os jovens aprendizes da profissão.
Seu nome tramita — desde o 1º semestre de 2008, com a FAU ainda sob a direção do professor Ronaldo Marques de Carvalho — em processo que o titularia, em vida, como Doctor Honoris Causa; uma gratidão institucional diante da significância de seu trabalho profissional e acadêmico.
Milton Monte, que nos deixou na glória dos seus 84 anos, está sendo velado no Recanto da Saudade, à rua Diogo Móia nº1264, esquina com a avenida Alcindo Cacela; o sepultamento será hoje à tarde, às 15h.

Clube Interpass do Brasil, uma das diversas obras pensadas por Milton Monte construída na ilha do Mosqueiro — Belém-PA; fotografia retirada da galeria do jornal O Estado de São Paulo (O Estadão).

Saiba mais sobre o Mestre, pesquisando no Blog da FAU.

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Falecimento e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s