O lançamento experimental do UFPA 2.0


FAU
Está previsto para a próxima quinta-feira, dia 18, o lançamento, ainda experimental, do site do Projeto UFPA 2.0 que deverá manter interatividade entre conteúdos produzidos pela Universidade e o público de Internet, inclua-se aí as ditas redes sociais.
As primeiras publicações previstas serão os filmes feitos pelo já falecido professor Antonio Paul de Albuquerque — um dos criadores do curso de arquitetura e nome oficial do prédio do Ateliê — que foram digitalizados e nominados de Coleção Paul Albuquerque.
Na sequência virão os filmes da Coleção Ronaldo Moraes Rêgo igualmente recuperados de rolos de Super 8mm, ora em processo de edição; alguns pelo próprio autor, outros com sua aquiescência.
Está acordado que durante a transmissão do Círio 2012 a TV Liberal exibirá takes de um Círio registrado na década de 1950 pelo professor Paul, bem como O PROMESSEIRO, outra película por ele produzida que apresenta indícios de roteiro, esta já do final dos anos 1960.
O Blog da FAU é parceiro do Dois Ponto Zero e mantém como estagiário o aluno (da FAU) Nildo Gabriel Costa junto ao grupo coordenado pelo professor Flávio Nassar.
A marca e a animação do UFPA 2.0 foram desenvolvidas, a partir de ideia preexistente, por este editor, contudo,  o Nildo Gabriel a tem adaptado para diversos usos, como à introdução de cada audivisual que veiculará peliculas restauradas, tanto as aqui citadas, quanto as que estão por vir, pois o projeto prevê campanhas para recepção e recuperação digital de experimentos cinematográficos relevantes guardados em acervos públicos e particulares.
Mais detalhes serão revelados durante o decorrer da semana.

“O celular é a bicicleta”, primeiro trabalho feito sob o título UFPA 2.0, também será veiculado pelo site:

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Audiovisual, Círio, Filmes e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta