Belas utopias

foto_38

Apresentação de um projeto desenvolvido pela DPJ ARQUITETURA & ENGENHARIA LTDA que mostra, virtualmente, o resultado externo de uma possível restauração das três residências desapropriadas pelo Governo do Estado do Pará em prol do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará — IDESP —; segundo os Decretos Nº781, Nº782 e Nº783; publicados no Diário Oficial do Estado Nº31103 de 08/02/2008.
Essas três edificações compõem o chamado Complexo Palacete Facióla.
O trabalho da DPJ abrilhanta-se pela subtração da fiação elétrica aérea e semáforos da esquina da Nazaré com a Doutor Moraes — e respectivos postes.

______________________________

Contudo, a realidade nua e crua do Complexo Palacete Facióla foi registrada em 20 de setembro de 2008, logo após o lançamento do dito Programa de Revitalização do Patrimônio Histórico do Estado do Pará, no dia 17, pela governadora Ana Júlia Carepa:

O que aconteceu com os prédios nesse intervalo de mais de quatro anos?
Estariam eles em condições melhores do que as aqui registradas?
Os audiovisuais, de certo modo, servem como inventário parcial do que ali havia, já sob responsabilidade estatal.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Restauração e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta