Brasões originais: Pará e UFPA

bo
O Brasão do Estado do Pará*, ou Escudo D’armas, foi criado em 1903, sendo o autor do desenho o arquiteto José Castro Figueiredo a partir dos argumentos imagéticos sugeridos pelo historiador e geógrafo Henrique Santa Rosa.
O Brasão da Universidade Federal do Pará**, que até o ano de 1965 se chamava Universidade do Pará ─ provavelmente criado entre 1958-59 ─ é de plena autoria de Maÿr Sampaio Fortuna, com clara referência no Brasão do Estado.

*Imagem retirada da capa do relatório dos 8 anos do governo de Augusto Montenegro, publicado em 1908.
**Pintura adquirida pelo professor Flávio Nassar no Rio de Janeiro que, segundo o vendedor, Luiz Carlos Neves, pertencera ao acervo de Mário Braga Henriques, primeiro reitor da UFPA, de 1957 a 1960 (tempo regular, à época eram 3 anos de mandato).

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Artes Plásticas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Brasões originais: Pará e UFPA

  1. Já reparaste que esse brasão do Estado do Pará está em alguns rótulos da CERPA?

Deixe uma resposta