Pinturas heráldicas de Theodoro Braga

O BF recebeu um e-mail do professor Sérgio Braga solicitando ajuda na divulgação de pinturas de brasões de armas de família encomendados por José Teixeira da Matta Bacellar que aqui divulgaremos com um documento assinado pelo autor, Theodoro Braga, como “Nota de importância” que estabelece o valor pecuniário para cada um dos quatro serviços profissionais.
O documento também se refere a uma aquarela da árvore genealógica da família Teixeira da Matta Bacellar que não nos foi enviada.
Solicitamos ao professor Sérgio que nos envie novas fotografias em melhor enquadramento e foco, contudo, publicaremos uma prévia do material pertencente a um senhor de 85 anos que hoje tem dificuldades para conservá-las ─ de acordo com o diz o correio eletrônico.

recibo Teodoro Braga

ddddd
Segundo o site do Planalto, José Teixeira da Matta Bacellar (se salvo de homônimo) foi representante do Pará, como deputado, no Congresso Nacional Constituinte, na Cidade do Rio de Janeiro, que, em 24 de fevereiro de 1891, 3º da República, estabeleceu, decretou e promulgou a Constituição de 1891.

José Teixeira da Matta Bacellar em 1909 recebeu 1.200 Réis por decisão do Tribunal de Contas:

corel171

corel172

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Arte Decorativa Aplicada, Artes Plásticas e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Pinturas heráldicas de Theodoro Braga

  1. Paulo Sérgio Braga disse:

    O proprietário das telas, que tem 85 anos, é neto do Dr José Teixeira da Matta Bacellar acima citado. Não é homônimo não. É tradição de família mesmo. Inclusive conheço o mais moço deles, que tem uns 33 anos, cujo nome é o mesmo. Quanto à tela da árvore genealógica, posso até fazer fotos, mas ele garante cuidar bem dela até o fim da vida, portanto…
    As telas estão em excelente estado de conservação, mas precisam ir para um local mais adequado. Peço que nos auxiliem para que elas não se danifiquem.
    Grato!!!
    Sérgio Braga

  2. Lara Bacellar disse:

    Meu avo!!!!
    Alem das telas, temos tambem diversas cartas trocadas entre meu tataravo (O mesmo Deputado Federal Dr. Jose Teixeira da Matta Bacelllar) e o entao Governador do Estado do Para, Lauro Sodre. As cartas datam de 1895 a 1915 e ainda estao em bom estado, embora algumas danificadas.
    Se possivel, gostaria de receber instrucoes sobre melhor forma de arquivar estes documentos.

    Att
    Lara Bacellar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s