Categorias
Arquitetura e Urbanismo Objetos antigos

Alguns objetos pessoais do intendente senador Antonio Facióla

????Acima fotografados se vê três objetos pessoais do senador Antonio de Almeida Faciola (ou Facióla), intendente de Belém entre 1929 e 1930, no governo de Eurico de Freitas Valle; Antonio Faciola é conhecido por ter encomendado, e supostamente pago do próprio bolso, o relógio da praça que não inaugurou, a Siqueira Campos.
Das coisas pessoais de Antonio aqui expostas:
1. Caneta suporte à pena em ouro com a gravação do caduceu − símbolo do deus Hermes usado pelo comércio − e a inscrição Antonio Faciola 7-9-928;
2. Uma placa em prata cravejada por uma pedra vermelha na dobradura com a gravação “Ao vencedor nunca vencido Ex.mo Snr. Senador Antonio de Almeida Faciola Salve 7-9-28″; e,
3. Relógio de algibeira em ouro baixo (14 quilates) da marca Omega com a inscrição interna na abertura traseira “Illinois WATCH CASE C ELGIN U. S. A. 1335805”.
As duas primeiras peças parecem regalos por ocasião da comemoração da Independência do Brasil; pelo caduceu, possível “offerta do alto commercio“, o mesmo grupo que o presenteou com um automóvel Cadillac em 1929, no dia em que completou 64 anos, 18 de novembro, já na condição de intendente de Belém.
O Omega, se não está na lista dos mimos, revela-se incoerente para quem ostentava quatro brilhantes entre o anelar e o mindinho da mão esquerda:

Anéis Antonio Facióla 02 Antonio Faciola em 1929 como intendente municipal de Belém.

Objetos gentilmente cedidos à fotografia por Maria Sílvia Faciola Pessoa,
bisneta do Intendente.

Por o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010.
Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012.
Coordenação: professor Haroldo Baleixe.

Deixe uma resposta