Alguns objetos pessoais do intendente senador Antonio Facióla

????Acima fotografados se vê três objetos pessoais do senador Antonio de Almeida Faciola (ou Facióla), intendente de Belém entre 1929 e 1930, no governo de Eurico de Freitas Valle; Antonio Faciola é conhecido por ter encomendado, e supostamente pago do próprio bolso, o relógio da praça que não inaugurou, a Siqueira Campos.
Das coisas pessoais de Antonio aqui expostas:
1. Caneta suporte à pena em ouro com a gravação do caduceu − símbolo do deus Hermes usado pelo comércio − e a inscrição Antonio Faciola 7-9-928;
2. Uma placa em prata cravejada por uma pedra vermelha na dobradura com a gravação “Ao vencedor nunca vencido Ex.mo Snr. Senador Antonio de Almeida Faciola Salve 7-9-28″; e,
3. Relógio de algibeira em ouro baixo (14 quilates) da marca Omega com a inscrição interna na abertura traseira “Illinois WATCH CASE C ELGIN U. S. A. 1335805”.
As duas primeiras peças parecem regalos por ocasião da comemoração da Independência do Brasil; pelo caduceu, possível “offerta do alto commercio“, o mesmo grupo que o presenteou com um automóvel Cadillac em 1929, no dia em que completou 64 anos, 18 de novembro, já na condição de intendente de Belém.
O Omega, se não está na lista dos mimos, revela-se incoerente para quem ostentava quatro brilhantes entre o anelar e o mindinho da mão esquerda:

Anéis Antonio Facióla 02 Antonio Faciola em 1929 como intendente municipal de Belém.

Objetos gentilmente cedidos à fotografia por Maria Sílvia Faciola Pessoa,
bisneta do Intendente.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Coordenação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Objetos antigos e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta