BOHDAN BUJNOWSKI ─ Tese de Livre Docência

????

Bohdan em única foto que o BF possui dele ─ ano: 1992; autor: Edison Farias.

O Blog da FAU digitalizou e disponibilizou um raro documento para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo que este ano comemora seus 50 anos de existência: a Tese de Livre Docência do polonês, radicado no Brasil e residente em Belém do Pará, BOHDAN BUJNOWSKI, arquiteto e professor que formou gerações.
O material foi gentilmente cedido pela professora Célia Bassalo, que foi diretora do antigo Centro de Letras e Artes da UFPA, unidade acadêmica onde Bohdan era lotado, compondo o quadro de professores do Departamento de Arte que, à época, serviam ao curso de Arquitetura.
Infelizmente não sabemos a data do escrito, nem as circunstâncias da defesa da tese.
O papper científico físico, que é uma reprodução xerográfica, será entregue à direção da FAU à devida guarda e responsabilidade.

“INFUÊNCIA DO ESTUDO DE FORMAS DO MICROCOSMO SÔBRE O DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÃO VISUAL E DE CRIATIVIDADE ARTÍSTICA” ─ Tese de Livre Docência ─; por BOHDAN BUJNOWSKI:

 

PDF do BF para download: BOHDAN BUJNOWSKI – Tese de Livre Docência

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Coordenação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Artes Plásticas, Teses e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para BOHDAN BUJNOWSKI ─ Tese de Livre Docência

  1. Jorge Eiró disse:

    Grande Bodhan!
    Mestre de muitos de nós, especialmente daqueles que se aventuraram nas artistagens a partir da escola de arquitetura.
    Lembro de passarmos uma manhã inteira desenhando ali em frente ao recém-inaugurado atelier (1981).
    Desenhávamos de tudo: da velha samaumeira (tenho o desenho ainda) até foto de mulher pelada (que era o grande barato do mestre!).
    Tempos depois, no concurso que fiz pra UFPA em 1995, acabei entrando na vaga do Bodhan no antigo DeArte…

Deixe uma resposta