Notícia sobre a evolução da assistência a alienados no Brasil; por Juliano Moreira

Em complementação à postagem Hospício dos Lásaros do Tucunduba ‒ localização aproximada reproduziremos aqui, como ilustração, dois mapas de Belém, um de 1800 e outro de 1899, mais as páginas 30 e 31 de Notícia sobre a evolução da assistência a alienados no Brasil do médico Juliano Moreira, publicado em 1905.

xvvvv

Plantas da cidade de Belém/deslocamento do hospital de alienados.

cccc

Referência:
Moreira, J. Notícia sobre a evolução da assistência a alienados no Brasil, pelo Dr. Juliano Moreira, Diretor do Hospício Nacional de Alienados. 34p. In: Brasil. Ministério da Justiça. Relatório dos anos de 1904 e 1905, apresentado ao presidente da República dos Estados Unidos do Brasil pelo Dr. J. J. Seabra, em março de 1905. Volume II, Diretoria do Interior, segunda parte, anexo E. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1905. Disponível em: <http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u1889/000888.html>. Acesso em: 3 out. 2014.

Com colaboração da bibliotecária Regina Vitória da Fonseca.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, História, Reprodução de artigos e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta