A cabana do LAFORA

Jpeg Jpeg
Ontem surgiram os primeiros esboços de uma velha ideia dos professores de Representação e Expressão: construir uma cabana ao lado do Ateliê de Arquitetura e Urbanismo integrada ao bosque dos açacuzeiros, no caminho ao Chalé de Ferro.
A construção, em madeira coberta por palha ou cavaco, servirá às atividades “sujas” do Laboratório de Modelos e como espaço aberto de convivência.
Os desenhos acima foram traçados pelo professor Jorge Eiró e estão nas mãos do aluno Rafael Gonçalves para detalhamento e possíveis modificações da concepção diante dos matérias e da fundação.
O projeto pronto e orçado será encaminhado à direção da FAU para os trâmites de aprovação pelo Conselho e consequente concorrência em edital de extensão universitária para possível execução.
A intenção é utilizar madeira apreendida pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis –  e mão de obra externa, público alvo do projeto a ser encaminhado à PROEX, a Pró-reitoria de Extensão Universitária da UFPA.
O objetivo da proposição é envolver alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo com profissionais de notório saber em técnicas construtivas da arquitetura vernacular ribeirinha com remuneração suficiente à compensação da ausência em empregos ou trabalhos de diárias/empreitadas.
Do mesmo modo que a Cabana do LAFORA por ora é um croqui, assim está o Projeto de Extensão, portanto, contribuições serão bem vindas para que tudo dê certo.
A sacada de uma extensão universitária, para essa finalidade, veio de Marcellino Moreno, professor de violão do curso superior de Música do ICA – Instituto de Ciências da Arte – da UFPA, afinal:
“– Qual é a diferença entre erguer uma cabana e produzir um CD? … Ao que me parece, nenhuma!”; disse-nos Marcellino.

Sobre Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Ambiente Urbano, Arquitetura e Natureza e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta