O escudo do Pará Clube criado por José Maria Filardo Bassalo

A postagem anterior, que discorreu sobre o signo “AP” do clube Assembléia Paraense, chamou a atenção do Professor José Maria Filardo Bassalo, assíduo ledor e colaborador do Blog da FAU; lembrou ele que na segunda metade da década de 1950, a pedido do amigo e colega do extinto Departamento Municipal de Estradas e Rodagem ― DMER ―, Epitácio Cabral (o “Tio Pita”), já falecido, desenhou a logo do Pará Clube.
Pita seria ligado ao banqueiro Adalberto Marques, velho membro do castelinho do clube.
Bassalo, que à época estava com vinte e poucos anos, não lembra exatamente se havia uma marca anterior, nem das variações que a sua sofreu com o passar dos anos.
Conseguimos a imagem de um título de sócio proprietário da agremiação, datado de 3 de maio de 1960, possivelmente impresso na gráfica Falangola ainda nos anos 1950, batendo com o que disse o Professor:

asdf

PCO emblema do PC criado por Bassalo e o que vigora atualmente no site, ora em construção, do clube fundado no dia 05 de abril de 1903, segundo a Wikipédia.

“―Creio que usei como modelo o antigo escudo do Clube do Remo. Usei apenas as duas cores do PC e troquei CR por PC.”; disse-nos, com despretensão, o Professor Bassalo.

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Artes Gráficas, Artes Plásticas, História e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O escudo do Pará Clube criado por José Maria Filardo Bassalo

  1. Paulo Andrade disse:

    Bem bolado, sobretudo porque o grande mestre, embora criativo, não é do ramo das artes gráficas ou assemelhadas. Agora, é certo: os “bicolores” que não sabiam da origem do escudo, não irão gostar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s