O escudo do Pará Clube criado por José Maria Filardo Bassalo

A postagem anterior, que discorreu sobre o signo “AP” do clube Assembléia Paraense, chamou a atenção do Professor José Maria Filardo Bassalo, assíduo ledor e colaborador do Blog da FAU; lembrou ele que na segunda metade da década de 1950, a pedido do amigo e colega do extinto Departamento Municipal de Estradas e Rodagem ― DMER ―, Epitácio Cabral (o “Tio Pita”), já falecido, desenhou a logo do Pará Clube.
Pita seria ligado ao banqueiro Adalberto Marques, velho membro do castelinho do clube.
Bassalo, que à época estava com vinte e poucos anos, não lembra exatamente se havia uma marca anterior, nem das variações que a sua sofreu com o passar dos anos.
Conseguimos a imagem de um título de sócio proprietário da agremiação, datado de 3 de maio de 1960, possivelmente impresso na gráfica Falangola ainda nos anos 1950, batendo com o que disse o Professor:

asdf

PCO emblema do PC criado por Bassalo e o que vigora atualmente no site, ora em construção, do clube fundado no dia 05 de abril de 1903, segundo a Wikipédia.

“―Creio que usei como modelo o antigo escudo do Clube do Remo. Usei apenas as duas cores do PC e troquei CR por PC.”; disse-nos, com despretensão, o Professor Bassalo.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Artes Gráficas, Artes Plásticas, História e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para O escudo do Pará Clube criado por José Maria Filardo Bassalo

  1. Paulo Andrade disse:

    Bem bolado, sobretudo porque o grande mestre, embora criativo, não é do ramo das artes gráficas ou assemelhadas. Agora, é certo: os “bicolores” que não sabiam da origem do escudo, não irão gostar!

  2. pedro parente disse:

    REMO! REMO! REMO!

Deixe uma resposta