Divulgação/convite à FAU

corel717


Lançamento do livro RELAÇÕES ENTRE BRASIL E ALEMANHA NA ÉPOCA CONTEMPORÂNEA, na Casa de Estudos Germânicos

 Trata-se do segundo tomo de “Cinco Séculos de Relações Brasileiras e Alemãs”, lançado no ano passado durante a Feira Pan-Amazônica do Livro em Belém. Os dois tomos foram organizados por Willi Bolle, professor titular da USP, e Eckhard Kupfer, diretor do Instituto Martius-Staden em São Paulo.
O evento ocorrerá no dia 22 de abril, às 15 horas na sala de vídeo da Casa de Estudos Germânicos, no campus da UFPA. O público alvo são os estudantes e professores das ciências humanas, principalmente do curso de licenciatura em língua alemã, e também todos os demais interessados na interculturalidade e nas diversas relações que existem entre o Brasil e a Alemanha, tanto na política, economia e ciência como na filosofia e nas belas artes e ainda nos diversos aspectos da cultura cotidiana.
Os convidados serão Prof. Willi Bolle, organizador e autor, e Waldinei do Carmo de Souza, Regina Guimarães, Rosane de Loiola, Rosineide Brandão e Wallace de Silva Gonçalves, cinco integrantes do Grupo de Teatro da Terra Firme, que contribuiram a esse tomo com o artigo intitulado “Inovação e investimento no futuro”.
Willi Bolle dará uma apresentação geral do livro, falando também do seu texto “Na oficina da língua brasileira”, que trata das propostas de inovação do português por parte de João Guimarães Rosa. Ele é também estudioso da obra do escritor paraense Dalcídio Jurandir, sendo que cinco dos dez romances desse autor têm como cenário os bairros da periferia de Belém e como personagens, os seus habitantes. Em 2009, ele criou, juntamente com um grupo de professores e alunos do bairro de Terra Firme uma oficina teatral. Durante os anos que se passaram desde então, o grupo elaborou adaptações cênicas desses cinco romances: Passagens dos Inocentes, Primeira Manhã, Ponte do Galo, Os habitantes e Chão dos Lobos, realizando apresentações teatrais na Escola Dr. Celso Malcher (Terra Firme) e nas universidades UNAMA e UFPA.
Durante a elaboração do livro sobre a Relações entre Brasil e Alemanha, os organizadores acharam importante incluir entre os autores também alguns habitantes da periferia. Um professor, duas professoras, a ex-diretor da escola e um aluno aceitaram o convite e resolveram tratar do tema Inovação e investimento no futuro. Nesse artigo, eles realçam a diferença de perspectivas que existe nos diferentes estratos sociais sobre os “grandes projetos” e falam da importância dos projetos e das atividades educacionais, realçando o compromisso com a comunidade.
No debate que acompanha o lançamento, os autores apresentarão mais especificamente as suas experiências e as suas propostas sobre questões da inovação, da educação e do teatro.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Divulgação e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta