O Posto Atlantic do Ver-o-peso se desvelando

corel931
A postagem O Ver-o-peso de Dona Lourdes Holanda esclarece, por meio de uma planta por ela desenhada, que o termo CLIPPER era utilizado para identificar PARADAS de bondes/ônibus (abrigos aos passageiros com alguns serviços); por mais que os postos de combustíveis,  alinhados na Marquês de Pombal e separados por um CLIPPER, possuíssem uma tipologia,  pelas técnicas construtivas, não muito distinta e com ares modernistas.
O posto que aparece na imagem é de bandeira ATLANTIC; já o outro, o PARÁ: ESSO.
Pela analise de fotografias sabe-se que O POSTO PARÁ é uma construção anterior ao ATLANTIC.

A imagem acima foi retirada da postagem Agência Nacional — Cine Jornal Informativo — 1968, no ponto 03:34 do filme que lá está; apesar do audiovisual ser de conhecimento nosso, nunca atentamos ao Posto Atlantic na película, portanto, e há pouco: ângulo exclusivo, pelo menos ao BF, do equipamento urbano demolido por Ajax de Oliveira.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em História, Memória e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta