Fortaleza da Barra explode em 09 de maio de 1947

corel109jhfdsonon

Ampliáveis por clique.

A fotografia acima, em recortes para melhor visualização de detalhes, pertence ao acerto do Instituto Moreira Sales catalogada na coleção de Gilberto Ferrez; seu autor é desconhecido e a datação: por volta de 1910.
O que nela se vê é a Fortaleza da Barra ou o Forte de Nossa Senhora das Mercês da Barra de Belém.
No site Centro Nacional de Folclore e Cultural Popular  é possível encontrar a matéria Quando Belém se Ajoelha, de Raimundo Pinto, publicada no jornal Gazeta Mercantil de outubro de 2001.
O arquivo do periódico diz que para a Ilha da Fortaleza da Barra foi projetada uma estátua de Nossa Senhora de Nazaré equivalente a um prédio de 17 andares de autoria do arquiteto e artista plástico Fernando Pessoa e sua pedra fundamental seria lançada na Romaria Fluvial do dia 13 de outubro de 2001.

ybn

Veiculação de notícia local e nacional sobre a explosão da pólvora ali estocada causada por uma faísca elétrica no dia 09 de maio de 1947.

corel112

Localização (marcação em vermelho do próprio Google) da Ilha da Fortaleza da Barra: defronte à área de Val-de-cans.

Sobre fauitecufpa

Projeto de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010
Esta entrada foi publicada em Fotografia antiga, História e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Fortaleza da Barra explode em 09 de maio de 1947

  1. Uma pena que esse lugar não existe mais,sem dúvida seria uma boa atração turística como já é o Forte do Castelo.

  2. A Extinta Paratur, Rerebeu uma verba do governo federal em meados da decada de 80 para reconstrução do forte da barra e ate hoje não se sabe para onde foi este dinheiro……… Como sempre aqui no PARÁ principalmente em Belém, os órgãos competentes não dão a minima pra nossa historia.
    infelizmente.

Deixe uma resposta