Ampliáveis por clique.
A fotografia acima, em recortes para melhor visualização de detalhes, pertence ao acerto do Instituto Moreira Sales catalogada na coleção de Gilberto Ferrez; seu autor é desconhecido e a datação: por volta de 1910.
O que nela se vê é a Fortaleza da Barra ou o Forte de Nossa Senhora das Mercês da Barra de Belém.
No site Centro Nacional de Folclore e Cultural Popular é possível encontrar a matéria Quando Belém se Ajoelha, de Raimundo Pinto, publicada no jornal Gazeta Mercantil de outubro de 2001.
O arquivo do periódico diz que para a Ilha da Fortaleza da Barra foi projetada uma estátua de Nossa Senhora de Nazaré equivalente a um prédio de 17 andares de autoria do arquiteto e artista plástico Fernando Pessoa e sua pedra fundamental seria lançada na Romaria Fluvial do dia 13 de outubro de 2001.
Veiculação de notícia local e nacional sobre a explosão da pólvora ali estocada causada por uma faísca elétrica no dia 09 de maio de 1947.
Localização (marcação em vermelho do próprio Google) da Ilha da Fortaleza da Barra: defronte à área de Val-de-cans.
Uma pena que esse lugar não existe mais,sem dúvida seria uma boa atração turística como já é o Forte do Castelo.
A Extinta Paratur, Rerebeu uma verba do governo federal em meados da decada de 80 para reconstrução do forte da barra e ate hoje não se sabe para onde foi este dinheiro……… Como sempre aqui no PARÁ principalmente em Belém, os órgãos competentes não dão a minima pra nossa historia.
infelizmente.