Ampliável por clique.
Em Postal da Presidente Vargas entre 1974 e 1979 especulamos a datação da imagem entre os anos de 1974 e 1979; entretanto, a percepção do Clipper da Castilhos França (o de defronte ao Galpão Mosqueiro-Soure), à margem da fotografia, reduz em um ano o período: para 1978 no extremo.
Sabe-se, pela postagem O Ver-o-peso de Dona Lourdes Holanda, que boa parte desse mobiliário urbano (clippers e postos de combustíveis) fora demolida por Ajax de Oliveira, prefeito de Belém de 1975 a 1978.
O cartão-postal também nos ajuda a melhor compreender a localização desse clipper do qual se possui apenas uma fotografia publicada em CLIPPER da Castilhos França em 1965; com o auxílio do Google Street View arriscamos a marcação da superfície onde estava tal equipamento: próximo ao Centro Cultural Sesc Boulevard.
O zoom sobre os jardins da Castilhos França mostra que o CLIPPER Nº2 — 15 de Agosto com Boulevard Castilhos França não mais existia — possivelmente demolido junto com o de Nazaré: ver 1966: autoridades demolem CLIPPER em ritual bizarro.
Outra curiosidade, que mexe com a incerteza da memória, é o retângulo amarelo marcado à esquerda da foto; salvo engano de quem redige, ali havia um abrigo mais moderno, aberto (observar a sombra projetada), possivelmente em ferro — com desenho semelhante às coberturas para automóveis da Zetaflex à época.
Permaneceremos na cata de informações à elucidação desses mistérios da Cidade para postscriptvm.