Uzina Santo Antonio da Pedreira — Mosqueiro-PA

Usina São Antonio da Pedreira - Fábrica Bitar MAIOR

Uzina Santo Antonio da Pedreira*

MIV-AMF*A fotografia não possui datação nem autoria e sua origem é incerta na Internet; caso encontremos referências fiáveis, serão elas publicadas neste post.

Ver o post Making off da Fotografia no Mosqueiro — dia 15/11/2014, nele há fotos da Fábrica Bitar tiradas por alunos da FAU.


Postscriptvm (02 de janeiro de 2016):

PROPAGANDA FABRICA BITAR 01

 

Fonte das imagens: http://ilhadomosqueiro.blogspot.com.br/

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Fotografia antiga, História e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Uzina Santo Antonio da Pedreira — Mosqueiro-PA

  1. A foto foi passada em um filtro e seus detalhes foram realçadas. A mesma foi descoberta por volta de 2009 quando fui Professor do Arco Turismo e Hospitalidade no Projeto PRO JOVEM TRABALHADOR de Mosqueiro , e Prefeitura de Belém. Uma das tarefas solicitadas aos Alunos foi a busca de fotos antigas sobre a ilha e recordo que um dos alunos nos entregou a foto localizada dentro de um livro da família. A mesma foi escaneada (vide blog dado como referencia), e serviu para uma palestra que foi organizada com a presença do Professor Claudionor Wanzeller, que contava um pouco da historia de Mosqueiro e sua vocação para o Turismo, uma exposição na praça da matriz em mosqueiro. Posteriormente foi divulgada pela internet no site que era de minha responsabilidade “www.carinhadianjo.com” atualmente desativado em em função da criação do “http://ilhadomosqueiro.blogspot./” e passou a ser de domínio público. Posso ainda tentar identificar o aluno que talvez ainda tenha o original, pois seria interessante divulgar seu nome.
    Aproveitando a oportunidade, mesmo que isso não venha fazer nenhuma diferença, houve também a divulgação das fotos que pertenciam a coleção foto etnográfica de Carlos Estevão, as quais levei mais de 10 dias olhando uma a uma até deparar com as escadarias da Praia do Bispo
    e demais fotos de sua coleção que não haviam sido identificadas sobre Mosqueiro. Foram divulgadas também no site informado e posteriormente divulgadas no blog do PT de mosqueiro que reconheceu devidamente o esforço e trabalho que realizo como pesquisador.
    No mais, é um prazer divulgar e tentar a cada dia conhecer um pouco de nossa história e saber que não estamos sozinho ,tenho certeza que ainda há muita novidade por vir!

    • fauitec disse:

      Caro Cassio:
      Agradecemos seu comentário.
      A dita fotografia nos foi enviada por e-mail sem nenhuma referência e ficou arquivada por mais de um ano.
      Com a releitura do texto de Augusto Meira Filho sobre a Fábrica Bitar resolvemos publicá-la à ilustração pelo fato de observarmos lenha, bolas de latex e trilhos no trapiche que hoje está ruínas.
      Se você nos enviar a foto original, que deve estar melhor que a aqui publicada, a colocaremos na postagem em substituição a que possuímos.
      Também nos envie o nome do aluno para que a ele seja dado o crédito, pelo menos, da propriedade.
      haroldobaleixe@gmail.com

  2. dianjo2011 disse:

    Visitem o blog http://ilhadomosqueiro.blogspot.com.br/, e tirem suas dúvidas!
    A foto em questão foi localizada em 2009, quando ministrava aula pelo projeto PROJOVEM – arco Turismo e Hospitalidade em Mosqueiro em parceria com a Prefeitura de Belém.
    Foi solicitado aos alunos em um dos trabalhos, a necessidade de buscar fotos antigas, foi quando recebi das mãos de um dos alunos a fotografia em questão, posteriormente digitalizada para apresentação de uma palestra, tendo como convidado o Professor Claudionor Wanzeler.
    Em seguida passou a ser veiculada no site de minha Loja http://www.carinhadianjo.com que está desativado atualmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s