Mensagem da Diretoria da FAU para iniciar o Ano de 2016

Caros (as) professores (as), alunos (as), funcionários (as) da FAU e todos os leitores do BF:
Ao falar dos 400 anos de existência da Cidade de Belém do Pará, temos orgulho de ter participado, nos últimos 50 anos, com as mais variadas contribuições que podem ser executadas pelos profissionais de Arquitetura e Urbanismo, que já são centenas formados pela FAU-UFPA, para beneficiar a nossa cidade, levando com isso nosso trabalho e ideias para o Brasil e para o mundo.
Na história da cidade já existia a contribuição da Arquitetura Religiosa, dos engenheiros militares e de engenheiros civis e arquitetos vindos ou formados em outros centros. A partir dos novos arquitetos da FAU e suas equipes, porém novos edifícios começaram a pontuar Belém, mostrando novas faces do modernismo ou propostas modernistas para a população, assim como foram feitas intervenções urbanas para viabilizar a construção de grandes conjuntos habitacionais e melhorar a vida dos seus habitantes. Concursos e convites especiais foram elaborados para a participação dos arquitetos em edifícios públicos importantes como tribunais e sedes dos governos Executivo, Legislativo e Judiciário. E ainda monumentos significativos como o da Cabanagem de Niemeyer.
Pensar hoje nas facilidades do CSF — Ciência Sem Fronteiras — para intercâmbio entre a FAU e o mundo, lembramos, nos primórdios da FAU os discentes tentando por vários meios conhecer
in loco a recém-inaugurada Brasília, de Niemeyer e Lúcio Costa, o MASP de Lina Bo Bardi ou as obras de Afonso Reidy e o Ministério de Educação e Cultura que teve a participação de Le Corbusier, no Rio de Janeiro. E os docentes enfrentando obstáculos para viabilizar os estudos de pós-graduação fora do país.
Vamos iniciar 2016 com o nosso valor histórico, de luta e de desempenho, não nos intimidando o tamanho da cidade e seus novos problemas.

Feliz Ano Novo.

Professor Fabiano Homobono Paes de Andrade
Diretor da FAU (biênio 2014/16)

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta