Joias iconográficas de 1966 no site Fragmentos de Belém

corel216

O geólogo Igor Pacheco — editor do parceiro Fragmentos de Belém — adquiriu, no Mercado Livre, a revista BELÉM 350 ANOS,  uma preciosidade iconográfica da Belém no centro da década de 1960.
Igor Pacheco, pesquisador independente, alimenta a Internet com informações precisas e confiáveis à feitura de trabalhos acadêmicos; além, claro, de tornar público fatos e fotos da Belém do patético JÁ TEVE.
A revista BELÉM 350 ANOS, que já deveria há muito estar digitalizada por alguma instituição pública ligada à cultura, veio autografada pelo governador do Pará: coronel Alacid da Silva Nunes, segundo pós Golpe Militar de 1964 — ano em que a FAU-UFPA (originalmente Escola de Arquitetura da Universidade do Pará) iniciou suas atividades educacionais.
O documento tem importância fundamental ao Blog da FAU, pois serve à sublimação ou demolição de algumas hipóteses aqui levantadas ao longo de quase seis anos.
As fotos já saltitam pelo FACEBOOK, lamentavelmente sem os devidos créditos ao Fragmentos de Belém: hábito dos Belém lover’s de última hora que disseminam na WEB equívocos nunca referenciados dando fluxo ao inverídico.
BELÉM 350 ANOS é certamente um presente à cidade de Belém quatrocentona como comparativo imagético deste último cinquentenário de evolução urbana. 

Sobre fauitecufpa

Projeto de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, História, Memória e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Joias iconográficas de 1966 no site Fragmentos de Belém

  1. Fã absoluto do Blog da FAU e do Fragmentos de Belém.
    Confiáveis por serem honestos.

Deixe uma resposta