A arquitetura de Theodoro Braga em pré-moldado regional de 1908

o-malho-rj-2

Fotografia do Pavilhão da Fábrica de Cerveja Paraense erigido na Exposição Nacional do Rio de Janeiro de 1908 publicada na revista O Malho (RJ) de 05SET1908 – a imagem tem link à pagina onde se lê apenas Th. Braga.

Dois jornais da época dão ao entendimento que o projeto arquitetônico do Pavilhão da Fábrica de Cerveja Paraense fora concebido em Belém, enviado ao Rio de Janeiro para determinação de sua localização na Exposição Nacional de 1908 e depois, pronto (supostamente montado e desmontado), transportado à capital da República por vapor; O Malho arremata a informação dizendo que o edifício esteve “sob projecto e direcção do pintor paraense”.
É elementar que Theodoro Braga tenha pensado um pavilhão pré-fabricado com madeiras típicas da região amazônica (acapú, pau amarelo…) aos componentes do desenho que espelha seu pensamento nacionalista sobre artes decorativas aplicadas:

tb-pub

tfres

Fonte do Álbum de 1908: UFPA 2.0.

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Artes Plásticas, Fotografia antiga, História, Memória e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A arquitetura de Theodoro Braga em pré-moldado regional de 1908

  1. Rachel Miranda disse:

    Que novidade nos traz o passado. Não consta na biografia de Th. Braga que ele projetasse e construísse. A casa Marajoara era projeto e execução dele?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s