A Estação Aeroviária de Belém do Pará; por Álvaro Vital Brazil (1945) II



Imagens ampliáveis à melhor visualização

As páginas do livro Alvaro Vital Brazil 50 Anos de Arquitetura nos foram enviadas, no dia 26 de novembro de 2015, pelo professor José Maria Coelho Bassalo via e-mail:
“Seguem imagens tiradas do livro do Alvaro Vital Brazil contendo desenhos do antigo aeroporto de Belém. Ao que parece, não foi esse o construído.”.
Em concordância com “Ao que parece, não foi esse o construído” não prosseguimos com a inquirição e abandonamos o caso que retornou à cena com A Estação Aeroviária de Belém do Pará; por Álvaro Vital Brazil (1945) ilustrada por curiosas fotografias reveladas em microfilme positivo produzido pela sociedade anônima carioca CASA — Companhia Auxiliar de Serviços de Administração —, uma das precursoras na técnica de microfilmagem ainda no início da década de 1940, representante exclusiva no Brasil da Microstat Corporation de Nova York a partir de 1944; a Microstat era uma conceituada produtora de aparelhos para micro-filmagens e executora dos respectivos serviços nos Estados Unidos e Canadá.
O saldo gráfico é que agora possuímos sete desenhos distintos do aeroporto projetado para Belém do Pará por Álvaro Vital Brazil em 1945, incluindo suas fachadas e alguns interiores; virtualizá-lo tornar-se-á mais fácil.
Mas há uma questão de interesse ao conhecimento: onde foram parar os milhares de arquivos microfilmados (com incontestável qualidade) pela CASA?

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Coordenação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Fotografia antiga, História, Memória e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta