A construção da Rampa da Panair no início de 1930


Obras da rampa da NYRBA do Brasil S. A. — depois PANAIR do Brasil S. A.

O jornal carioca A Noite de 29MAI1930 estampou o clichê das obras da rampa que daria acesso ao aeroporto e oficinas da NYRBA — New York, Rio, Buenos Aires — Lines no porto de Belém executadas pela Port of Pará.
A NYRBA do Brasil, com a queda da bolsa de Nova York, foi adquirida pela Pan American World Airways e passou a se chamar PANAIR do Brasil em 21 de novembro de 1930.
A rampa, salvaguardada no projeto Ver-o-rio implementado na prefeitura de Edmilson Rodrigues, não teve tempo de se popularizar como da NYRBA e sim da PANAIR:

Outro jornal carioca, O Paiz de 02JUL1930, noticiou que em 29 de junho de 1930 o governador do Pará e comitiva fizeram um voo panorâmico sobre Belém e adjacências; certamente com a rampa concluída.
Fato curioso é que o primeiro reitor da UFPA, Mario Braga Henriques, na condição de oficial de gabinete de Eurico de Freitas Valle, estava a bordo do hidroplano Argentina.

Foto aérea de 2009: Arnaldo Dopazo Antonio José.

Sobre Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Fotografia antiga, História, Memória e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para A construção da Rampa da Panair no início de 1930

  1. João guilherme Viana corrêa disse:

    Muito interessante olhar essa historia tão bonita e que se deixa escapar!

Deixe uma resposta