Port of Pará em 1914 – o inusitado monumento à Riachuelo

Monumento à Batalha Naval de Riachuelo inaugurado em 11 de junho de 1914: idealizado e construído pelo arquiteto José da Gama Malcher – foto Revista FON-FON!.

… Após a missa, será inaugurado o artístico e sumptuoso monumento alegórico à data de 11 de junho, do plano do hábil arquiteto dr. José da Gama Malcher e construído com a direção do mesmo profissional e do dr. Antonio Ferreira Celso, competente diretor da repartição de águas.
Descerrará a cortina do monumento o exmo. sr. inspetor do Arsenal de Marinha, o capitão de fragata João Huet de Bacellar Pinto Guedes, representante por designação especial do exmo. sr. almirante Alexandrino de Alencar, ministro da Marinha.
Serão observadas as formalidades do estilo; sendo, por essa ocasião, prestadas as honras militares pelas forças presentes. Uma bateria do 5º batalhão de artilharia salvará o monumento com 21 tiros…

(Estado do Pará – 10JUN1914)


Por ora o Laboratório Virtual da FAU não encontrou nenhuma outra imagem que dê certeza da localização dessa obra no Porto de Belém; mas, segue-se investigando.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura, Patrimônio Histórico e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta