A Wikipédia, “a enciclopédia livre que todos podem editar” reeditou o verbete Palacete Faciola com informações coletadas neste Laboratório Virtual e o cita como fonte informativa,
Entretanto, tal qual a Wikipédia, o Laboratório Virtual é dinâmico, suas pesquisas são corrigidas de acordo com os dados relevantes que aparecem e mudam aquilo que não se apresentava como certeza.
Já se tem convicção de que em 1908, pela descrição no inventário dos bens de Bento José da Silva Santos, o Palacete da Nazaré com a Dr. Moraes já estava completo: acrescidos os dois volumes arquitetônicos pela travessa; todavia sem registro do azulejamento externo ou interno.
Bento José da Silva Santos Júnior (herdeiro do Palacete Silva Santos) morreria em 1915, sete anos após o falecimento do pai.
Nossas suspeitas, por ora, recaem em uma possível reforma feita por Antonio Faciola assim que assumiu o imóvel, em 1916: azulejamento externo e painéis de azulejos decorativos internos, colocação de um frontão engastado à platibanda e a confecção do monograma SF, de Servita Faciola, na fachada principal; Servita era, de fato e de direito, a proprietária do palacete: em seu nome emitiam as décimas municipais (hoje IPTU).
O Laboratório Virtual está procedendo a montagem de um pdf com a síntese das investigações que estão pulverisadas neste sítio de Internet; todavia, é possível tomar conhecimento do estado d’arte na coluna direira desta página eletrônica.
Imagem ampliável à leitura.
Gente, a Wikiédia é colaborativa. Ao invés de apontar os equívocos e alterações na Wikipédia, por que não simplesmente editá-la diretamente?